domingo, 8 de abril de 2018

União Estadual dos Estudantes debate os rumos da educação

O evento acontecerá na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, nos dias 7 e 8 de abril, e terá a participação de Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, de Sonia Castellar, professora da Faculdade de Educação da USP, Orlando Silva, deputado federal pelo PCdoB e Marianna Dias, presidenta da UNE. Entre os temas abordados estão o financiamento para universidades estaduais, o mercado de trabalho e o incentivo à pesquisa.
A União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), entidade que representa os universitários do estado, realizará entre os dias 7 e 8 de abril, o 1º Seminário de Educação, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

Com o tema " Universidade Não se Vende, Se Defende", a organização estudantil trará estudantes, cientistas sociais, professores, entidades que atuam em defesa da educação, artistas e movimentos culturais, para debater a atual conjuntura das universidades paulistas e os rumos da educação superior para os próximos anos.

Nayara Souza, presidenta da UEE-SP e estudante de Direito, avalia que a atual conjuntura torna o debate urgente. 

"Em meio a crise política e econômica é essencial em conjunto encontrar caminhos contrários ao sucateamento da educação, que se apresenta em todos os níveis do ensino, desde o fundamental até a pós-graduação, tornando o futuro do país nebuloso quanto ao desenvolvimento e igualdade social", afirmou.

Dentro da programação, serão debatidos diversos temas que compõe os atuais desafios, entre eles novas formas de financiamento para universidades estaduais - e as propostas de cobrança de mensalidade nas instituições públicas, a permanência estudantil, as cotas raciais e sociais, as mudanças nos projetos pedagógicos nos grupos educacionais, que geraram manifestações contrárias e demissão em massa de professores, entre outros. No final, um documento irá centralizar as propostas debatidas, para colocar educação no centro do desenvolvimento do país.

Serviço: 

Seminário de Educação: Universidade não se vende, se defende
7 e 8 de abril - a partir das 10h
Local: Faculdade de Direito da USP - Largo São Francisco
Inscrições www.ueesp.org.br

Confira a programação:


Do Portal Vermelho
  • IMPRIMIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário