domingo, 15 de outubro de 2017

RESUMO:PROGRAMA TABIRA EM TEMPO N. 119






PENSAMENTO DO DIA:

Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.


Parte superior do formulário



NA POESIA DA SEMANA O POETA HOMENAGEADO DE HOJE É VINÍCIUS DE MORAIS

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.



NO QUADRO QUEBRANDO O TABU COM O PROFESSOR JHOW QUEREMOS SABER O QUE ELE FALE SOBRE A FRASE DE PAULO FREIRE

Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica”.

 E O QUE VOCÊ ACHA DE UM PROJETO QUE PRETENDE TIRAR O NOME DE PAULO FREIRE COMO PATRONO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL?  O EDUCADOR E FILÓSOFO PERNAMBUCANO PAULO FREIRE (1921-1997) FOI RECONHECIDO COMO PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PELA  LEI Nº 12.612. AGORA QUEREM TIRAR ISSO. O  QUE VOCÊ ACHA?


 NO QUADRO PRESTANDO CONTAS: COM O PROFESSOR DEDÉ RODRIGUES  QUEREMOS SABER QUAIS FORAM AS AÇÕES DA SECRETARIA DURANTE A SEMANA. Prestação de contas oral.

ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA DE TABIRA




Na manhã da última sexta-feira, 07, o representante do Ministério Público, promotor Adriano Camargo, da cidade de São José do Egito, esteve em Tabira para visitar a sede da Guarda Municipal. 

Após uma palestra onde o secretário de Administração Flávio Marques apresentou a Guarda Municipal, na cidade de São José do Egito, o promotor teve conhecimento do trabalho que é realizado em Tabira e foi convidado a conhecer as instalações.

O promotor elogiou o espaço e o trabalho que é feito aqui e expôs o seu desejo de que em São José do Egito seja inserido esse mesmo modelo. Fonte: Blog do Povo




Aconteceu do dia 05 ao dia 08 de outubro, a 57ª Festa da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no povoado de Brejinho. A festa contou com quatro dias de celebração eucarística, atrações culturais e parque de diversões.

Os padres Aldo Guedes, Clodoaldo Fernando e Cícero Alves presidiram a programação religiosa, que contou com a presença dos noiteiros, representantes dos diversos grupos e pastorais de Tabira. Todas as noites também foram abrilhantadas pelas crianças da comunidade que representaram o sol e a estrelinha.

As noites também foram repletas de muito forró e apresentações culturais, entre elas a APPTA e o Balé Cultural Herdeiros do Sertão.  A parte artística ficou por conta dos músicos: Marquinhos do Acordeon, Júnior Lázaro, Valdeir Tavares, Lindomar Souza, Ed Carlos e Neno do Acordeon. Fonte: Blog do Povo





ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO BRASIL





3. A VIOLÊNCIA NO BRASIL MATA MAIS GENTE DO QUE O TERRORISMO NO MUNDO

Por Dedé Rodrigues.

Os dados são estarrecedores. A média de assassinatos cometidos a cada três semanas no Brasil em 2015 supera o número de mortos em todos os ataques considerados terroristas no mundo todo nos primeiros cinco meses de 2017.
As disparidades também são observadas nos recortes por raça. De cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras. Enquanto a mortalidade de pessoas não negras diminuiu 12,2% entre 2005 e 2015, a taxa de homicídios de pessoas negras aumentou 18,2% no mesmo período. De acordo com um estudo publicado em janeiro também pelo Ipea, a brutalidade das mortes da população negra não é mera consequência socioeconômica. Descontados os efeitos de idade, sexo, escolaridade, estado civil e bairro de residência, o cidadão negro tem chances 23,5% maiores de sofrer assassinato em relação a cidadãos não negros.

No Brasil, entre 2005 e 2015, mais de 318 mil jovens foram assassinados, e a taxa de homicídios de pessoas entre 15 e 29 experimentou um crescimento da ordem de 17%. De acordo com os dados do Atlas, o pico da taxa de mortalidade caiu de 25 anos, na década de 80, para 21 anos atualmente. Fonte:  Beatriz Maia é jornalista pela Unesp e aluna do curso de especialização em jornalismo científico Labjor/Unicamp



4. SEM VERBA, FISCALIZAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO DESPENCA NO GOVERNO TEMER



O número de trabalhadores em condições análogas à escravidão resgatados no Brasil este ano despencou. Mas não há motivos para comemorar. A queda não é consequência do abandono da prática centenária de exploração ilegal. Apenas não há dinheiro para fiscalizar, segundo funcionários e entidades que atuam na área.
Em 2016 foram resgatadas 885 pessoas. Até setembro deste ano foram apenas 167 libertados. A informação foi repassada à reportagem por um funcionário de alto escalão do Ministério do Trabalho, e confirmado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho. Os números da Comissão Pastoral da Terra divergem um pouco, mas são igualmente ruins: 292 resgatados. Por Gil Alessi Fonte:



5. JUSTIÇA TRIBUTÁRIA E MAIOR GASTO PÚBLICO SÃO ARMAS CONTRA DESIGUALDADE

Rafael Georges – A primeira delas seria aquela relacionada ao aumento da progressividade do imposto de renda, porque o imposto de renda hoje cobra mais de quem ganha até determinado patamar, mas a partir da linha dos 20 salários mínimos, começa uma trajetória de queda de quanto efetivamente se paga de imposto. Então, de 20 salários mínimos em diante, menos imposto se paga.
Além disso, quem ganha 80 salários recebe uma isenção média de 66% de tudo que ganha de renda
. O Brasil é um dos poucos países que praticam esse tipo de isenção sobre lucros e dividendos.
O segundo ponto poderia ser endereçado – e esse governo até tentou fazer isso, mas depois recuou – ao aumento da alíquota máxima do imposto de renda, mas criando novas bandas. Ou seja, uma pessoa que ganha a partir de 4.600 reais paga 27,5% de imposto, independentemente de ela ter um salário de 4.600 reais ou rendimentos mensais de até 400 mil reais. Então, seria importante criar novas faixas de tributação e aumentar a faixa para quem recebe salários maiores. Fonte: IHU



6. GÁS DE COZINHA VAI PARA 80 REAIS E NÃO SE VER UMA PANELA BATENDO

Além de sinalização do governo para aumentar imposto, com alta de 12, 9% o gás de cozinha pode chegar a 80,00. Na Região Metropolitana do Recife ele estava sendo  negociado entre 60,00 e 70,00. Não vimos bater nenhuma panela.  JC. 11\10\2017.  





ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS

DA SEMANA PELO MUNDO



7. NÃO HÁ SOLUÇÃO PARA O CAPITALISMO, 47 PAÍSES TIVERAM QUEDA NO PIB EM 2016

Conforme dados divulgados pela diretora gerente do FMI 75% do mundo estão registrando elevação na atividade, mas 47 países tiveram queda no PIB.  

Interessante notar que o crescimento esperado é muito pequeno ainda, pouco mais que 3% e para  o Brasil espera-se crescimento de  0,7%. É muito otimismo para pouco crescimento. Fonte: JC  Por Dedé Rodrigues



8. ESFORÇO DA CHINA PARA REDUZIR A POBREZA É HISTÓRICO, DIZ BANCO MUNDIAL

portuguese.xinhuanet.com

Washington, 12 out (Xinhua) -- O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, disse na quinta-feira que o esforço da China para ajudar 800 milhões de pessoas a sair da pobreza é histórico.

"Sinceramente, este é um dos grandes fatos na história humana", disse Kim em uma coletiva de imprensa para marcar o começo das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM), ocasião em que comentou sobre os esforços chineses para a redução da pobreza.

"Com a evolução do sistema econômico chinês e sua entrada no mercado mundial, a China tirou mais de 800 milhões de pessoas da pobreza", disse o chefe do Banco Mundial.

China continuará a cooperação com UNESCO



9. ENQUANTO OS ESTADOS UNIDOS SAEM A CHINA CONTINUARÁ  PARTICIPANDO ATIVAMENTE DO TRABALHO DA UNESCO

Foi o que disse na sexta-feira a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying.

Hua fez as declarações ao comentar a decisão dos Estados Unidos e de Israel de sair da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Hua disse que o princípio da UNESCO é impulsionar a cooperação internacional em educação, ciência e cultura, promover o entendimento mútuo e a integração entre culturas diferentes, além de manter a paz mundial, a fim de alcançar um desenvolvimento comum.

"Esperamos que todos os países possam contribuir para esse objetivo", disse Hua, acrescentando a China está disposta a cooperar com outras nações nesse sentido. Fonte:  Portuguese.xinhuanet.com



10. PRISIONEIRO ESCREVE REGISTRO DOS HORRORES DO NAZISMO

Em 1944, prisioneiro judeu escreveu uma série de textos e os enterrou em Auschwitz. Hoje restaurados, trazem um dos relatos mais impressionantes do Holocausto.

Todos os dias, Marcel Nadjari e outros presos de uma unidade de trabalho conhecida como Sonderkommando (comando especial), no campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, enfrentavam o pior dos horrores.
"Todos aqui sofremos coisas que a mente humana não pode imaginar", afirma Nadjari.

O prisioneiro grego descreve, entre outras coisas, como os detentos do campo eram enfiados "como sardinhas" na câmara, enquanto os alemães usavam chicotes para apertá-los ainda mais dentro do recinto antes de trancar as portas e abrir os dutos de gás.
"Após meia hora, abríamos as portas e começávamos o nosso trabalho", conta Nadjari. Sua ocupação: levar os cadáveres aos fornos de incineração, onde "um ser humano acaba sendo reduzido a cerca de 640 gramas de cinzas". "Não estou triste por morrer", escreve Nadjari, "mas fico triste por não poder me vingar como eu gostaria."
Fonte: Carta Capital


Nenhum comentário:

Postar um comentário