domingo, 8 de outubro de 2017

PROGRAMA TABIRA EM TEMPO N. 118



RESUMO:

PENSAMENTO DO DIA:
A extrema direita e setores da esquerda brasileira disputam entre si as pautas identitárias. Bolsonazis e uma certa esquerda se rasgam disputando valores morais. Enquanto isso o país é completamente desmontado pela força do capital financeiro e venda do patrimônio público a preço de banana pelo governo golpista que impõe também retrocessos trabalhistas, previdenciários e orçamentários aos trabalhadores. As cortinas de fumaça do moralismo hipócrita e do identitarismo umbiguista, fazem a imensa alegria dos con glomerados privados. E estupidez humana avança a olhos vistos como aprofundamento da crise econômica. Por Altair Freitas. Fonte: Página do fecebook

Parte superior do formulário

NA POESIA DA SEMANA OS POETAS HOMEAGEADOS DE HOJE SÃO ANTÓNIO ALEIXO, IN "ESTE LIVRO QUE VOS DEIXO..." Fragmentos. E Biba da Geladeira de Tabira – PE.

E quando se saiba amar 
Como irmãos, em toda a terra, 
Bombas, revoluções e guerra 
Para sempre hão-de acabar; 
Nem mais se hão-de encontrar 
Mulheres «matriculadas» — 
Infelizes que, desonradas, 
Ali procuram a morte, 
Deixando, aos vaivéns da sorte, 
Crianças abandonadas. 

Hão-de acabar os ladrões, 
Os patifes, os mariolas — 
Quando se fizerem escolas 
Das igrejas e prisões. 
Hão-de acabar os patrões, 
Que são prejudiciais — 
Comprando bons enxovais 
P'ràs suas filhas — enquanto 
As dos pobres vertem pranto, 
Tísicas — nos hospitais. 

Trocar Lula em Bolsonaro
É não saber escolher:
É trocar Deus no Diabo
Pra’o Inferno acontecer!
Quem votar neste Chifrudo
No Pleito leva um canudo
Que jamais vai esquecer.



NO QUADRO QUEBARANDO O TABU COM O PROFESSOR JHOW VAMOS PERGUNTAR A ELE SOBRE A FRASE DO REVOLUCIONÁRIO Che Guevara:
 Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros”.
 NO QUADRO PRESTANDO CONTAS: COM O PROFESSOR DEDÉ RODRIGUES  QUEREMOS SABER QUAIS FORAM AS AÇÕES DA SECRETARIA DURANTE A SEMANA. Prestação de contas oral.

ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA DE TABIRA

1. ESTUDANTE DE TABIRA ERICK VINÍCIUS É CAMPEÃO ESTADUAL EM LEITURA
Uma das nossas crianças agora é campeã estadual em leitura. Conforme redação  Blog da Prefeitura: O Concurso “Ler Bem” é um projeto promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e distribuidores – ASPA, que tem como principal objetivo o incentivo à leitura, envolvendo crianças de escolas públicas e municipais de Pernambuco. Aconteceu na cidade de Recife, nessa quinta-feira, 05, a final da 7ª edição do concurso.
O tabirense Erick Vinícius Santos Cordeiro, de 10 anos, é estudante do 4º ano da Escola Municipal Otacílio Pereira da Silva, e após participar de várias etapas do concurso nas cidades de Salgueiro, Arcoverde, Palmares, Goiana e Camaragibe, foi o grande vencedor, concorrendo com crianças de todo o estado.
O estudante foi acompanhado pelos seus pais, sua professora Lianda Ferro, Íris Miron, gestora da escola e pelas profissionais da secretaria de Educação, Cida Souza e Jacyra Ramos. Fonte Blog do Povo

2. SECRETARIA DE JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE IMPLANTA PROJETO DE POESIA NA ESCOLA ARNALDO ALVES
A Secretaria de Juventude e Meio Ambiente, por intermédio da Diretoria de Juventude,  dirigida pelo Poeta Zé Carlos,  implantou em parceria com a Professora Lourdes Cesário, na Escola Arnaldo Alves Cavalcanti o projeto “Nas Ondas da Poesia”. O projeto tem o objetivo de estimular a produção de poesia de Cordel e descobrir os novos talentos poéticos da nossa terra. Fonte: Tabira Noticias 


O Outubro Rosa é uma campanha internacional que teve início no ano de 1990 em Nova Iorque e que aos poucos tomou uma proporção mundial. O movimento tem como objetivo promover campanhas em todo o mundo, para informar e conscientizar as mulheres sobre a prevenção do Câncer de Mama. Campanhas nesse sentido são feitas durante todo o ano, mas no mês de outubro ganham mais ênfase. Nesse período, as Unidades Básicas de Saúde estarão desenvolvendo atividades relacionadas a conscientização das mulheres sobre a doença. Fonte Blog do Povo

Em passagem por Tabira na última quinta-feira (28), o coordenador disse que nesses dois últimos anos tem acompanhado o trabalho do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Tabira. “A gente vê que são realizadas várias atividades como música, acompanhamento próximo das crianças e de suas famílias para que elas não deixem de ir à escola. Tabira vem realizando um trabalho que se destaca”, disse Leônidas acrescentando que é preciso intensificar ainda mais a fiscalização. Fonte Blog do Povo


ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO BRASIL

5. POR QUE O MUNDO FICOU UM LUGAR PERIGOSO PARA SE VIVER? Dedé Rodrigues

6. CRISE MUNDIAL AFETA AS RELAÇÕES HUMANAS E PROVOCA ATAQUES TERRORISTAS  Dedé Rodrigues

7. A REFORMA POLÍTICA FOI APROVADA NO CONGRESSO  NACIONAL E VIRA LEI Dedé Rodrigues

8. CIENTISTAS BRASILEIROS AFIRMAM QUE CORTES DE TEMER IRÃO PREJUDICAR O BRASIL POR MUITOS ANOS Dedé Rodrigues

9. NÃO ADIANTA INFLAÇÃO BAIXA NO BRASIL SEM CRESCIMENTO ECONÔMICO E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA

10. O MERCADO NÃO TEM DÓ DE NINGUÉM, O QUE INTERESSA PRA ELE É SÓ LUCRO

ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS
DA SEMANA PELO MUNDO

11. HORRORES DO CAPITALISMO: O JAPÃO MATA MUITA GENTE POR  TRABALHAR DEMAIS
Emissora de TV pública reconheceu que jornalista teve um ataque cardíaco após um mês em que teve apenas duas folgas e 159 horas de trabalho extra. É o “paraíso” , ou melhor: (inferno capitalista), Acrescentei.
Fonte: Socialista Morena

12. OS ESTADOS UNIDOS PRATICAM ATAQUES TERRORISTAS TODO DIA
Por Antônio Santos
Em jargão policial estadunidense, “não há nada que permita ligar este tiroteio ao terrorismo” quer apenas dizer “não há provas de que o atirador fosse muçulmano”.
Não, não estamos a falar de um ou dois “loucos” nem de, como se lhes convencionou chamar, “lobos solitários”. O Congresso dos EUA define um “tiroteio em massa” como um ataque com arma de fogo contra pelo menos quatro pessoas selecionadas aleatoriamente. Nos EUA houve 1.515 ataques deste tipo nos últimos 1.735 dias. Só em 2016, foram 383 tiroteios, mais do que um por dia, contra vítimas aleatórias, fazendo mais de 15 mil mortos num só ano. No que já vai de 2017, as estatísticas não são menos sombrias: 273 tiroteios em massa, quase todos sem razão aparente e levados a cabo por “lobos solitários”. A questão é que 273 “lobos solitários” são uma alcateia. Fonte Avante

13. CHINA PLANEJA EXTINGUIR A MISÉRIA NO PAÍS ATÉ 2020
O progresso econômico da China nas últimas décadas ajudou seus cidadãos a ganharem mais, mas um grande número de pessoas ainda vive abaixo da linha da pobreza. Ao longo dos últimos 30 anos, 700 milhões de pessoas foram elevadas acima da faixa da pobreza, mas esta ainda é uma das principais preocupações da China.
A pobreza persiste em áreas remotas montanhosas habitadas por grupos de minorias étnicas, zonas de fronteira, e regiões com infraestrutura ruim, frágeis condições ambientais e frequentes desastres naturais.
No final de 2016, 43,35 milhões de chineses viviam abaixo da linha nacional da pobreza de 2.300 yuans (US$ 344,3) por ano. O número corresponde a cerca de 3% da população.
Nos próximos três anos, a China promete tirar todas estas pessoas da pobreza, política que deve receber um endosso no 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) em meados de outubro. Para atingir o alvo em 2020, a China precisa tirar mais de 10 milhões de pessoas por ano da pobreza, ou cerca de 1 milhão por mês, nos próximos quatro anos.
Fonte: Agência Xinhua, via Resitsência

Nenhum comentário:

Postar um comentário