quinta-feira, 17 de agosto de 2017

“O povo está perplexo, confuso e inseguro”, diz Luciano à militância



Audicéa Rodrigues/PCdoB
Luciano reforçou a importância do 14º Congresso e do debate nas bases Luciano reforçou a importância do 14º Congresso e do debate nas bases 
“Quem nesta sala não tem em sua família alguém desempregado ou ameaçado de perder o emprego, quem aqui não tem encontrado dificuldades para sobreviver ou não percebe na rua, na escola, no trabalho, na igreja, que as condições de vida do nosso povo só tem piorado? Quem aqui pode dizer que está compreendendo bem tudo o que está acontecendo no país que se reflete em nossa cidade?”, perguntou o dirigente. 

“Provavelmente, poucos dirão que estão compreendendo bem o que se passa. Porque este não é um momento simples, não é uma situação fácil. Todos nós somos bombardeados, diariamente, pelo noticiário, pelas análises da mídia, por uma grande confusão, que vem se afunilando nos últimos três anos no Brasil. Desde que terminaram as eleições presidenciais - em que nós reelegemos a presidenta Dilma, mas perdemos feio as eleições para o Senado e para a Câmara -, que se iniciou um movimento para inviabilizar o governo Dilma e interromper o ciclo de transformações que vinha acontecendo no Brasil desde o primeiro governo Lula”, explicou Luciano.

Na avaliação do dirigente comunista, o povo brasileiro se encontra perplexo, sem entender direito o que se passa, mais ou menos confuso, inseguro e não está enxergando qual é a proposta para a crise.



“Essa perplexidade, essa insegurança, se refletem sobre os ativistas do movimento popular, sindical, estudantil, as lideranças populares, a militância dos partidos de esquerda, inclusive a militância do nosso partido. Não são poucos os militantes e filiados do PCdoB que nas redes sociais dizem e reproduzem ideias que não são as nossas, ou atacam aliados como se fossem adversários. Por exemplo, divulgam nas redes sociais imagens e textos da campanha de Lula para a presidência da República e não é essa nossa opinião”, ressalta.

Pré-candidatura do PCdoB

“Nós até podemos votar em Lula, se ele vier a ser candidato, mas a opinião do partido não é fazer a campanha de Lula agora. A opinião do nosso partido - e isso está no documento -, é construir um amplo arco de forças, variadas forças, que possam vir se juntar contra isso que está estabelecido no país após o golpe, ou contra a continuação do golpe. Nós, inclusive, admitimos a hipótese de apresentar uma pré-candidatura do PCdoB. Como é que nós vamos agora fazer uma campanha antecipada de Lula nas redes sociais? Por que então os nossos militantes fazem isso? Porque estão confusos, porque não estão compreendendo ainda o que se passa e não estão entendendo ou não estão sabendo as orientações do partido”, avalia Luciano.

“Muitos dos nossos militantes atacam nossos aliados, reproduzindo o comportamento de parte da militância mais sectária do PT, mais estreita, mais intolerante, como se fosse opinião nossa. Ao contrário, nosso partido nunca excomungou ninguém na política, nunca afirmou que, se alguém cometeu um erro vai para o fogo do inferno pelo resto da vida e com esse jamais conversaremos. Uma parte dos que votaram pelo impeachment da presidenta Dilma já está arrependida, já na luta contra o governo Temer”. 

Para Luciano, neste momento ‘de crise tão profunda, nós temos de acolher em nosso campo, em nosso lado, todos aqueles que vierem independentemente dos erros que tenham cometido, das posições equivocadas que tenham assumido, inclusive, recentemente’. “Porém, nas redes sociais muitos dos nossos/as companheiros e companheiras não se comportam assim. Aliás, muitos dos que eu consigo ver nem escrevem a sua própria opinião, reproduzem as dos outros que nem sempre são as nossas opiniões, as opiniões do nosso partido”, destacou.

Luciano reforçou ainda a importância do 14º Congresso do PCdoB, que se inicia agora com o debate nas bases e deve se concluir com a plenária final em novembro. “O 14º Congresso acontece num momento em que é absolutamente necessário compreendermos o que acontece no Brasil, e em cada lugar em que a atua, vive e luta juntar forças para superarmos a crise e retomarmos adiante um novo ciclo de mudanças no país em favor do povo e da nação brasileira. Então, o Congresso vem em uma ótima hora e vai nos ajudar a esclarecer a todos militantes e filiados do partido, a esclarecer às pessoas que atuam conosco, e, portanto, contribuir para diminuir a confusão no seio do povo e avançar em nossa luta”. 

Em tempo: A segunda parte da apresentação do camarada Luciano Siqueira será publicada amanhã, quinta-feira.

Audicéa Rodrigues
Do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário