sexta-feira, 12 de julho de 2013

Marina Silva reafirma 'possibilidade' de disputar a presidência

(por Sandro Ferreira)


Marina Silva acredita que onda de protestos pode mudar rumo do Brasil
Marina Silva acredita que onda de protestos pode mudar rumo do Brasil

São Paulo, 11 jul (EFE).- A ambientalista Marina Silva reafirmou nesta quinta-feira, durante o segundo fórum 'Efe Café da Manhã', que a disputa pela presidência nas eleições do ano que vem é uma 'possibilidade', mas sua eventual candidatura ainda tem que ser definida pelo partido.
'É uma possibilidade, mas é algo que temos que definir', declarou Marina durante seu discurso no debate promovido pela Agência Efe com o apoio do Instituto Cervantes de São Paulo e o patrocínio do Banco Santander Brasil.
Marina, ex-ministra do Meio Ambiente entre 2003 e 2008, durante o mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deixou o PT em 2009, após três décadas de militância, e se filiou ao PV.
Companheira de luta do líder ambientalista Chico Mendes e alfabetizada quando já era maior de idade, Marina começou sua carreira política no Acre, onde foi vereadora, deputada e em sua representação conseguiu uma cadeira no Senado.
Como ministra do Meio Ambiente, recebeu múltiplos reconhecimentos internacionais e após retornar ao Senado aceitou disputar as eleições de 2010, vencidas por Dilma Rousseff, e nas quais a ecologista recebeu quase 20% da votação, com 19,6 milhões de votos válidos.
Neste ano, Marina Silva liderou a criação da Rede Sustentabilidade, partido político que espera seu aval para participar das eleições presidenciais, legislativas e regionais de 2014.


Em seu discurso durante o fórum 'Efe Café da Manhã', Marina afirmou que o mundo passa por uma 'crise civilizatória', conjunto de cinco crises: a econômica, a social, a política, a ambiental e a de valores.
'As crises civilizatórias não são fáceis de serem entendidas (...) os gregos, os romanos, os egípcios e as civilizações pré-colombinas não foram capazes de notá-las', destacou a ex-candidata presidencial e historiadora.
'Os dois bilhões de pessoas no planeta que vivem em extrema pobreza e comem com US$ 2 por dia estiveram sempre em crise econômica', acrescentou.
Sobre a crise ambiental, Marina ressaltou que essa situação 'põe em risco a existência humana' e refutou que a humanidade 'sacrifique os recursos de milhares de anos pelo lucro de algumas décadas'.
'Uma crise civilizatória exige o melhor do esforço da raça humana', comentou.
A também pedagoga foi a segunda convidada do fórum 'Efe Café da Manhã', um ciclo de cafés da manhã com destacadas personalidades da política, da sociedade e da economia que começou no Brasil no último mês de maio com a participação da ministra de Fomento da Espanha, Ana Pastor.
Em sua exposição, Marina Silva enfatizou que 'o desenvolvimento sustentável não é uma maneira de fazer, é uma forma de ser. Não é só uma questão ambiental e ecológica, porque não é apenas um conceito, é um conjunto do econômico, social, cultural e ambiental, ao qual eu acrescento a dimensão ética e estética'.
Por outro lado, a ambientalista qualificou os protestos sociais que sacudiram o Brasil no último mês como um 'movimento de beleza e grandeza' que tem 'potencial para mudar' o país e se referiu à 'insatisfação' do povo brasileiro com sua 'representação' política.
'A corrupção focada em uma pessoa ou partido não tem solução. Por exemplo, quando a inflação era um problema do governo, tínhamos inflação. Quando virou um problema da sociedade, fomos capazes de conseguir a estabilidade econômica', comentou.
A ex-senadora também comentou as agressões à imprensa durante a onda de manifestações de junho que se expandiu a diversas cidades e foi motivada por várias reivindicações sociais.
'A liberdade de imprensa é uma conquista da democracia e deve ser preservada, a imprensa livre é fundamental em qualquer democracia e em qualquer processo de transformação', ressaltou.
O fórum realizado no Instituto Cervantes de São Paulo foi moderado pelo presidente da Agência Efe, José Antonio Vera, e contou com a participação do jornalista Nilsson de Oliveira e de Marcos Madureira, um dos vice-presidentes do Banco Santander.
fonte: Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário