sábado, 20 de julho de 2013

Cresce percepção da China como próxima grande potência

 

 O Pew Research Center (PRC), um instituto de pesquisa localizado em Washington, capital dos Estados Unidos, divulgou na quinta-feira (18) o resultado de uma pesquisa que indica que mais e mais pessoas acreditam que a China vai superar os Estados Unidos e será a maior potência do mundo.


Desde a crise financeira em 2008, houve uma alteração da percepção da força econômica dos países. Entre os 20 países representados no estudo do PRC em 2013, 41% das pessoas reconhecem os EUA como o termômetro econômico mundial, uma queda de 6% em relação a 2008. 24% pessoas acreditam que a China é a maior economia do mundo, um crescimento de 14% em comparação com a pesquisa de 2008.

53% dos participantes do Reino Unido consideram que a China é já a maior potência econômica mundial, proporção que é de 59% na Alemanha. Da mesma forma, apenas 33% dos britânicos entrevistados e 19% dos alemães colocam os EUA no primeiro lugar deste ranking.

Em relação à imagem que os países projetam no mundo, os Estados Unidos reúnem a simpatia de 63% dos entrevistados, contra os 50% obtidos pela China. Os dois países estão lado a lado na comparação do setor tecnológico, mas os EUA têm um desempenho muito mais positivo no que toca aos assuntos da cultura. 

Fonte: Rádio Internacional da China






Nenhum comentário:

Postar um comentário