quarta-feira, 17 de julho de 2013

Conheça as profissões do futuro!

(por Sandro Ferreira)

Confira as 10 profissões e carreiras que devem ganhar destaque em 10 anos, segundo 7 especialistas consultados pela Revista Exame. Três delas são da área de meio ambiente, veja!

size_590_01311086_6B5I0F1A3Hsize_590_86298756size_590_amazonassize_590_aposentada

1. Gestor de Ecorrelações

Sustentabilidade é a palavra de ordem para o profissional de ecorrelações, boa oportunidade de trabalho para quem reúne conhecimento técnico ambiental (engenharia ambiental), de legislação do tema (direito ambiental) e também é bom em comunicação.
size_590_construcao-civilsize_590_equipamento_hospitalarsize_590_executivos_conversandosize_590_lixo

2. Gestor de resíduos

Outra profissão intimamente ligada à questão ambiental é gestão de resíduos. “A produção do lixo pela indústria, que ganha o foco da mídia e da opinião pública, alinhada às políticas de governança gera demanda por este tipo de profissional”, diz Lucas Ribas, diretor da Asap em Minas Gerais.
size_590_planta-590

3. Engenheiro ambiental

Se hoje já uma profissão em alta, a engenharia ambiental deve se firmar com uma das carreiras do futuro, de acordo com grande parte dos especialistas consultados.
size_590_telemedicina

4. Engenheiro civil

Os investimentos na infraestrutura devem continuar, o que torna os engenheiros civis profissionais de destaque também nos próximos 10 ou 15 anos. “A demanda vai continuar, não vimos investimentos para Copa do Mundo no volume e quantidade necessários”, diz Lucas Ribas, da Asap. Portos, aeroportos, estradas e linhas férreas respondem pela grande necessidade destes profissionais, segundo o especialista.


5. Engenheiro de petróleo e gás

Outra área da engenharia que tem tido mais demanda e deve se destacar mais ainda no futuro próximo é o setor de petróleo e gás, de acordo com Jacqueline Resch.

6. Engenheiro hospitalar

Engenheiros com conhecimentos técnicos para lidar com equipamentos hospitalares de alta tecnologia têm tudo para se destacar em alguns anos, segundo Rodrigo Vianna, da Talenses.

7. Bioinformacionista

Profissionais que mesclem informação genética e a elaboração de remédios são tendência no futuro, de acordo com a professora Renata Spers da FEA-USP que coordenou a pesquisa do Profuturo. “É um cientista que trabalha com informação genética fazendo a ponte entre técnicas clínicas e desenvolvimento de medicamentos”, explica.

8. Técnico em telemedicina

A busca pela inovação e o aumento da expectativa de vida da população trarão destaque aos profissionais da telemedicina. “É uma pessoa que é parte de uma equipe que oferece diagnóstico e tratamento para os habitantes de áreas mais remotas”, diz a professora Renata Spers.

9. Conselheiro de aposentadoria

Se a expectativa é que as pessoas vivam mais,  esta é outra profissão deve se destacar a partir desta macrotendência, segundo a professora Renata Spers.

10. Gestor de qualidade de vida

Mapear riscos de problemas de saúde que colaboradores podem desenvolver e melhorar as condições do ambiente de trabalho -promovendo a busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional – é função do gestor de qualidade de vida, uma das profissões do futuro, de acordo com Rodrigo Vianna, diretor-executivo da Talenses.
fonte: mbientalistasemrede.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário