domingo, 5 de fevereiro de 2017

China começa 2017, o Ano do Galo, com crescimento robusto



  
Como o maior propulsor da segunda maior economia no mundo, consumo, registrou enorme crescimento na última semana, visto que o povo chinês gastou mais em compras, refeições, viagens e entretenimentos durante o Ano Novo Lunar.

Lojas e restaurantes através da China registraram vendas robustas entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro, com as receitas nos setores de catering e varejo chegando a 840 bilhões de yuans (US$ 120 bilhões) e crescendo 11,4% anualmente, mostraram os dados oficiais.

Vendas das mercadorias tradicionais relacionadas ao festival, joias, eletrodomésticos e produtos digitais registraram rápidos crescimentos. As grande joalherias nas Províncias de Gansu, Hebei e Anhui tiveram um crescimento de vendas de dois dígitos, com os acessórios ligados ao tema do galo os preferidos por clientes.

O feriadão do Ano Novo Lunar de sete dias também criou recorde na bilheteria chinesa, já que mais chineses se tornaram cinéfilos.

Cerca de 3,3 bilhões de yuans (US$ 480,5 milhões) foram alcançados na bilheteria doméstica entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro, um crescimento anual de 10%, de acordo com o Maoyan.com.

Durante o feriadão de sete dias, 344 milhões de viagens foram realizadas, 13,8% a mais em relação ao mesmo período do ano passado, entre as quais cerca de 6,15 milhões foram ao exterior, alta de 7% na comparação anual.

Os negócios de turismo arrecadaram 423,3 bilhões de yuans durante o período, 15,9% a mais.

Por trás dos gastos estão mudanças de preferências e modos de consumo dos chineses. Eles agora querem mais produtos e serviços variados, personalizados e de alta qualidade.

Além do consumo forte, o setor de manufatura também se expandiu. O Índice de Gerentes de Compras (PMI, em inglês) industrial chegou a 51,3 em janeiro, permanecendo na faixa de expansão por seis meses consecutivos e indicando uma economia estável.

Uma pesquisa independente do setor de serviço mostrou crescimento estável, com o PMI não manufatureiro crescendo 0,1, para 54,6.

Finanças, seguros, internet e tecnologia da informação foram entre os setores de serviços com os maiores crescimentos, e transporte, alimentos e imóveis registraram contrações.

Apoiado pelos gastos dos consumidores e o setor de serviço, o PIB da China cresceu 6,8% no quarto trimestre de 2016 e 6,7% no ano, dentro da meta do governo. 

 Fonte: Agência Nova China

Nenhum comentário:

Postar um comentário