domingo, 24 de abril de 2016

Lênin tem imagem positiva para mais de metade dos russos




Uma pesquisa de opinião pública do Centro Levada divulgada nesta semana revelou que a quantidade de russos que veem de maneira positiva o papel histórico de Lênin subiu de 40% para 53% nos últimos dez anos.


Foto: Gazeta Russa
  
As melhores impressões sobre o líder revolucionário soviético vieram de aposentados (67%), pessoas com mais de 55 anos de idade (66%) – ou seja, que já tinham mais de 25 anos de idade quando da queda da URSS -, de baixa renda (58%) e moradores de povoados com população inferior a 100 mil habitantes (62%).


Dos respondentes, 27% disseram que o papel histórico desempenhado por Lênin foi negativo. Em 2006, esse número chegava aos 36%. A maioria era composta de funcionários de escritórios (34%), executivos e diretores (33%), pessoas entre os 25 e 40 anos de idade (33%), pessoas com ensino superior (34%), com poder aquisitivo médio ou alto (38%), moscovitas (38%) e residentes em cidades com mais de 500 mil habitantes (32%).

Entre os 1.602 participantes da entrevista, que se realizou durante a última semana de março, 20% estavam indecisos.

De acordo com os relatórios do instituto, a mudança de tratamento da figura de Lênin nos principais canais de televisão pode ser um das causas para o aumento da percepção positiva sobre o líder.

Nos últimos anos, menos informações têm sido dadas sobre o papel ambivalente de Lênin. Um indício disso é que, entre os entrevistados que tinham menos de 25 anos de idade, cerca de 30% não conseguiam dar uma resposta definida sobre o papel de Lênin na história da Rússia.

Os russos entre os 40 e 55 anos de idade foram os que expressaram pior opinião sobre o líder revolucionário.

Nesta sexta-feira (22), celebrou-se o 146° aniversário de nascimento de Vladímir Lênin.

Fonte:Gazeta Russa

Nenhum comentário:

Postar um comentário