domingo, 8 de novembro de 2015

TABIRA: POR QUE CRITICAMOS TANTO A MÍDIA HEGEMÔNICA NO BRASIL?

Por Dedé Rodrigues

REFLEXÃO DA SEMANA NO 31

Bom dia meus amigos e minhas amigas ouvintes do programa Tabira em Tempo. No programa da semana passada um dos nossos ouvintes ligou perguntando por que era que a gente culpava só a mídia por tudo de ruim que acontecia no Brasil. Nós lhe dissemos que não era bem assim, o problema no Brasil é que a mídia pertence a classe dominante, pensa como os ricos e defende os projetos deles. A suposta neutralidade da televisão, das rádios, das revistas, dos  jornais falados e escritos não existe, é falsa. Com toda esta explicação não o convencemos, ele ligou novamente perguntando a mesmo coisa, neste caso aqui vai mais uma bateria de respostas. 

Como eu falei anteriormente a mídia tem lado, o problema é a quem e a que ela serve. No Brasil de Lula e Dilma a mídia inverteu ainda mais a lógica das coisas: os dois governos  que mais combateram  a corrupção são  apresentados para o povo como se fossem os mais corruptos; os dois governos que mais distribuíram renda para os trabalhadores são apresentados como se fossem os que mais tiram direitos; os dois governos que mais diminuíram as desigualdades regionais, mais combateram a inflação, enfim os dois governos que mais desenvolveram o país em todos os sentidos são apresentados como se fossem os mais incompetentes. Sabem porquê? Por que Lula e Dilma são os únicos governos deste país que realmente vieram da classe trabalhadora. Eles também tem lado.
No Brasil as forças progressistas lutam pela democratização da mídia. Para vocês terem uma ideia sobre as dificuldades que estas forças encontram “o responsável pelo projeto de lei que institui o direito de resposta na imprensa do país, que ao nosso ver é um avanço importante na democratização dos meios de comunicação, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) ironizou a reação dos barões da mídia, que têm falado em censura e restrições à liberdade; "É desespero, o esperneio. Querem consagrar o direito em chantagear todo mundo. Quem proceder com ética não será atingido pela lei. Os tempos de ferir a honra e dignidade acabaram", disse ele, em entrevista a Henrique Beirangê, da revista Carta Capital; "Já pensou o Jornal Nacional ser desmentido ao vivo? Lembra do Brizola? Precisou de 5 anos para ter aquele direito de resposta", lembrou Requião, sobre um dos episódios mais marcantes da imprensa brasileira.
As dificuldades do governo Dilma, estão relacionadas, principalmente com  a crise do capitalismo internacional que chegou ao Brasil com mais força este ano. A mídia é aliada do capital financeiro internacional, principal responsável por esta crise, mas não se ver uma crítica na televisão a este modelo capitalista neoliberal falido de sociedade.  A crise mundial é tão séria que  os chamados países ricos estão tirando direitos da classe trabalhadora conquistados ao longo da história com suor e sangue. A elite brasileira quer a mesma coisa. Não temos dúvidas disso! Eles querem o neoliberalismo da Era FHC de volta. Lembram como era a miséria nos anos 90?   
Todos nós  sabemos que a mídia é importante para a democracia, mas não pode ser monopólio de poucas famílias super ricas, como é o caso do Brasil. Boa parte dos países do mundo já democratizaram as comunicações, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina etc. Os ataques sistemáticos da mídia monopolista aos governos Lula e  Dilma têm objetivos de classes por trás.  A oposição, aliada a parte da justiça elitista, com o apoio dessa mesma mídia, querem parar um ciclo de mudanças que começou em 2003 que  tirou milhões da miséria com distribuição de renda. Querem, com estes ataques seletivos ao PT, voltar ao poder e arrochar muito mais ainda os trabalhadores, como fizeram no passado.
A mídia no Brasil caro ouvinte, é um empecilho para ampliação da nossa democracia, serve ao retrocesso e tudo que é de ruim na política.  Não é atoa que importantes  pensadores se referem a mídia assim:
"O homem nunca conseguirá inventar, algo mais devastador...que á manipulação da mídia."
A mídia pode fazer com que "uma unidade" pareça "um milhão", e vice-versa.
“Se não quiseres ser manipulado pela mídia faça algo muito simples que é desligar a televisão e ler um bom livro ou conversar pessoalmente com alguém que você ama.
O Show de Horrores está na mídia. O sangue que ela noticia, as mortes que ela documenta, as tragédias que ela leva a público... Tudo poderia ser melhor sem ela.
Através do poder da mídia inúmeras mentiras transformam-se em verdades.
Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data.
A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa.
Não deixe a mídia te dominar, caso contrário você sera mais um pobre coitado dominado pelo sistema, sem vida própria, pense com a sua própria cabeça e não com a deles pois isso é tudo o que eles mais querem.
Morre gente todos os dias e de todas as formas. 

Mas você só importa quando a mídia se importa'
A mídia usa da liberdade de expressão como se ela tivesse o condão de passar por cima de outras garantias constitucionais.
Não deixe que a Mídia e outros meios de comunicação estabeleça o local para onde você deve ir , procure olhar as coisas em sua volta em seu redor , e lembre-se se a maioria das pessoas estiverem caminhando em uma mesma direção , faça o contorno existe mais chances das coisas darem certo se seguirmos a minoria ( Mister John )

Uma mídia democrática é um importante passo para a construção de uma sociedade realmente livre.

“Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo.”
 Malcolm X. É o caso de muita gente boa do Brasil atual que dá ouvidos ao que ver na televisão. Um forte abraço querido ouvinte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário