quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Dilma: Em momentos de dificuldades, temos de construir o futuro


A presidenta Dilma Rousseff inaugurou, nesta quinta-feira (5), o trecho 3 do Canal do Sertão no município de Inhapi, em Alagoas. A obra deve levar água a 60,4 mil pessoas na região, totalizando mais de 1 milhão de pessoas beneficiadas em toda a extensão da obra hídrica, reduzindo os efeitos da seca e garantindo o desenvolvimento socioeconômico das regiões do semiárido.


Agência Brasil
Dilma durante cerimônia de inauguração do trecho III do canal do sertão Alagoano, nesta quinta (3)
Dilma durante cerimônia de inauguração do trecho III do canal do sertão Alagoano, nesta quinta (3)

Somente o trecho inaugurado compreende os municípios de Olho D'Água do Casado, Inhapi, Senador Rui Palmeira e Água Branca, tendo 28,2 quilômetros de extensão com investimentos de R$ 851,10 milhões.

"Esse canal é para chegar [água] às pessoas. A gente sabe que as águas do São Francisco estão distantes daqui, mas nós trouxemos o São Francisco para cá. Ela [a água] vai chegar em Arapiraca", salientou a presidenta.

Dilma ressaltou a importância da garantia do acesso à água para o desenvolvimento do país. "É uma obra que vai conseguir dar oportunidades iguais para quem nasce aqui ou para quem nasce onde o rio passa. Estamos reequilibrando a geografia. Nós queremos que os empregos, a riqueza e as condições de vida estejam aqui também", frisou a presidenta.

A presidente destacou que o país enfrenta a pior seca na região do Nordeste dos últimos 100 anos. “E esta pior seca nós vamos enfrentar com vocês, povo trabalhador, capaz e competente. Vamos superar e criar a condições para uma vida melhor na região”.

Sobre a crise econômica, Dilma salientou que em momentos de dificuldade não se pode mostrar "desespero" ou ficar "cabisbaixo".

"Nós temos de ter consciência de que é fundamental, quando a gente tem momentos de dificuldade, a gente não pode mostrar desespero e ficar cabisbaixos. Em momentos de dificuldades, a gente tem de construir o futuro", declarou.

Falando para uma plateia formada por trabalhadores do canal e pessoas de cidades da região, Dilma voltou a comparar as recentes medidas adotadas pelo governo para reequilibrar as contas as ações que qualquer família adota quando passa por dificuldades.

"Uma parte aperta o cinto e a outra parte vê o que é importante e tem de ser mantido. O Brasil está passando por dificuldades, mas tem uma coisa que é importantíssimo ser mantido: todas as obras relacionadas ao combate à seca”, destacou.

Dilma concluiu enfatizando que o governo federal trabalha para garantir oportunidades iguais a todos, sejam filhos de ricos ou pobres.

“O governo tem de ser julgado pelo fato de dar ou não oportunidades ao seu povo. As pessoas são diferentes. Cada um de nós é diferente do outro e isso é fantástico, mas as oportunidades têm de ser as mesmas, sejam para os meus filhos, para os meus netos ou para os filhos e netos de vocês, para os filhos de um rico e para os filhos de um pobre”. 



Do Portal Vermelho, com informações da NBR


Nenhum comentário:

Postar um comentário