domingo, 4 de outubro de 2015

TABIRA: O GOLPE CONTRA DILMA NO BRASIL E A SACADA DE CHICO CARROCEIRO

Por Dedé Rodrigues

REFLEXÃO DA SEMANA  Nº 26

Bom dia meus amigos e minhas amigas ouvintes do Programa Tabira em Tempo. Esta semana um humilde cidadão tabirense conhecido como Chico Carroceiro me viu na feira de frutas e me chamou para perguntar: Dedé em quem nós vamos votar nas próximas eleições? Será  que nós tabirenses e brasileiros não aprendemos ainda a votar? Sem esperar a minha resposta ele foi logo respondendo: “Eu  só sei de uma coisa: depois que o PT tomou conta do país, se roubaram,  pelo menos dividiram com os pobres!  Antigamente ninguém recebia bolsa família! A tua mãe conheceu a minha que vivia com uma trouxa de pano na cabeça lavando roupa de ganho! Eu cheguei a conclusão que a sede deles nestes 13 anos fora do poder  é tão grande,  que se tirarem o PT do poder vão roubar muito mais, vão cortar os nossos direitos e quem vai pagar muito caro somos nós, os pobres!” 

Meus amigos e minhas amigas!   Este cidadão tabirense com a sua simplicidade foi direto a essência  da disputa entre a esquerda e a direita no Brasil atual. Acredito que ele, não sei por quais os meios,  já descobriu o que muitas pessoas e lideranças da esquerda,  inclusive do PT não sabem ou subestimam. Chico está certo, meus amigos! O que está em jogo nessa disputa entre as forças progressistas que defendem o direito de Dilma continuar governando o Pais e as forças conservadoras do lado de Aécio Neves que defendem o impedimento da presidenta é se o Brasil vai continuar avançando com distribuição de renda, ou se vai retroceder aos tempos neoliberais de corrupção engavetada, miséria, dependência externa  e fome da Era de Fernando Henrique Cardoso.    
Para reforçar o que eu e Chico estamos afirmando a  presidenta nacional do PC  do B, deputada  Federal por Pernambuco Luciana santos, em um encontro que houve no Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé e o Fórum 21 realizado na última segunda-feira (28), em São Paulo para  debater sobre a crise política e econômica brasileira e o papel da mídia no avanço do conservadorismo ela convidou as forças de esquerda do país para defender o mandato da Presidenta Dilma Rousseff dizendo:
“A atual crise política brasileira “não é exclusiva do PT e pode comprometer um projeto de esquerda para o Brasil”. Para a dirigente comunista, a luta poderá ser perdida pelo campo progressista se as forças populares não se unirem em torno da defesa do mandato de Dilma Rousseff.
“Temos de ter a dimensão da batalha que estamos vivendo. Eles perderam a eleição mas querem impor a agenda deles”, enfatizou Luciana, salientando que a atual luta política é “adversa” para a esquerda.
“Temos de fazer a luta de conteúdo, defender imposto sobre grandes fortunas, a repatriação de remessas feitas ao exterior e outras bandeiras progressistas. Mas, para isso, precisamos fazer a defesa do governo Dilma. Do contrário, não haverá alternativa à esquerda”, defendeu.
Para Luciana “o momento não é de “críticas e diferenças” entre lideranças da esquerda, pois o que está em jogo é a democracia do país. Ela citou o posicionamento de lideranças como Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT). “São atores importantes. Ciro foi solidário a Lula no primeiro mandato, no auge das denúncias de corrupção em 2005. É contra o golpe e contra o impeachment. Marina tem tido uma posição firme contra o impeachment”, detalhou.
A dirigente comunista também apontou que um dos fatores que contribuíram para a atual crise política foi o PT não ter feito as reformas estruturantes desde o primeiro mandato de Lula, em 2003, como as reformas política, tributária e dos meios de comunicação.
A deputada chamou a atenção também para as dificuldades que serão impostas à esquerda se as forças conservadoras lograrem êxito na tentativa de golpe. “Foram 21 anos de período ditatorial (de 1964 a 1985) e, com toda a nossa luta, qual foi o desfecho e onde a ditadura foi derrotada? No Colégio Eleitoral. Isso é para mostrar como a luta é complexa.”
Para o  ex-governador do Rio Grande do Sul, que participou também deste encontro, Tarso Genro (PT), “ o Brasil vive um fenômeno grave e global, que ele chama de “uma captura da política pela economia financeira”.
Para Tarso, o capital financeiro “captura” também o Estado, o que seria demonstrado pelas decisões do Judiciário. O petista afirmou que o sistema financeiro é representado pelos bancos centrais. “No caso da Europa, o Banco Central europeu, leia-se BC alemão. No caso do Brasil, o Banco Central”, argumentou. 
A boa notícia é que a presidenta Dilma, apesar da crise geral, reage bem a todo este golpismo

Para o ex:presidente do PC do B Renato Rabelo a “reforma ministerial foi uma importante vitória do governo liderado pela presidenta Dilma. Depois de tratativas conduzidas diretamente por ela, com o auxílio de Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Michel Temer, foram anunciadas uma reforma da administração e uma recomposição do ministério, dentre outras medidas importantes. 
A maior demonstração de que a reforma foi boa para o país e para o projeto encabeçado pela presidenta foi a indignação da oposição midiática, que acusou-a de fazer uma reforma de mentira, dar muito poder ao PMDB, de tomar medidas inócuas, entre outros impropérios. A irritação dos comentaristas ao anunciar a melhora em índices econômicos mais sensíveis – Bovespa e preço do dólar –, verificada imediatamente após o pronunciamento de Dilma, denunciava que o golpismo sofreu um importante revés. 
E Renato ainda disse:  O que torna a reforma um fato tão importante não são as mudanças na estrutura dos ministérios e a resultante diminuição de gastos, por mais que esta seja importante. Conforme temos afirmado, o caminho do desenvolvimento será retomado com mudanças nos fatores macroeconômicos, com destaque para a necessidade de uma urgente baixa nas taxas de juros. 
A verdadeira vitória que adveio da ação da presidenta, na verdade, foi a recomposição da base aliada e a possibilidade de construir uma nova maioria no Congresso Nacional. 
A reforma ministerial anunciada por Dilma precisa ser encarada como o primeiro passo para uma agenda de retomada do desenvolvimento. Trata-se de, a partir desta nova maioria e de uma renovada condução política, encontrar os caminhos para que o país volte a crescer, gerar renda e emprego. 
Meus amigos e amigas,  as palavras técnicas de políticos de bem como Tarso Genro, Luciana Santos e Renato Rabelo,  nem sempre são de fácil compreensão para as pessoas mais humildes que nos ouvem, mas o relato de Chico Carroceiro no início dessa reflexão, dá conta de que o cidadão por mais simples que seja, sabe onde o sapato aperta em tempo de crise e em tempo de governos tucanos, como a Era FHC. Chico Carroceiro sabe o que era a emergência, ele viu e sofreu os efeitos das secas passadas. Ele viu a fome que tabirenses e nordestinos passaram. Ele viu e sentiu a inflação daquela época, muito maior do que a atual. Chico também viu milhares de pedintes nas portas das casas, nos bares e restaurantes de Tabira. Ele viu saques nas feiras, pessoas saindo daqui para trabalhar em qualquer serviço que encontrasse em São Paulo, quando encontrava! Chico descobriu, como eu gostaria que todos os pobres descobrissem, que a grande mídia e a direita que quer tirar Dilma com este golpe, farão muito pior do que ela se chegarem a governar novamente o Brasil. Você tem razão Chico! com certeza, se eles voltarem ao centro do poder, colocarão os roubos debaixo do tapete, como fizeram no passado, e vão começar a tirar as conquistas ou os direitos que os pobres conseguiram nestes últimos 13 anos de Lula e Dima.  A esperança Chico, é que mesmo com todas estas dificuldades, o governo reage  melhor recompondo a sua base de apoio e o povo dar sinais de que não aceita o golpe.  Que viva a democracia! Viva a nossa presidenta Dilma! Viva os direitos dos trabalhadores! Viva o Brasil!  



Nenhum comentário:

Postar um comentário