quarta-feira, 2 de setembro de 2015

ESCOLA ARNALDO ALVES PROMOVE MAIS UM AULÃO COM CINE CLUBE E DEBATE


Por Dedé Rodrigues

No dia 1 de setembro eu mais o Professor Claudio Marcelo Jhow,  com apoio do grupo Jovem UJS (União da Juventude Socialista de Tabira) e do Grêmio Estudantil  realizamos um Aulão na Escola Arnaldo Alves Cavalcanti com Cine Clube e debate com alunos da Escola Pedro Pires e as turmas do EJA, 2º Ensino Médio, 3º Ensino Médio da Escola Arnaldo Alves.
Este é o terceiro aulão que a gente promove divulgando o cinema nacional com o objetivo de ampliar o senso crítico e os conhecimentos gerais dos nossos alunos para se prepararem melhor para a vida e para a redação do Exame do ENEM.


Neste aulão nós exibimos um filme intitulado “Uma História de Amor e Fúria” com Selton Mello e Camila Pitanga (Janaína) que retrata a luta dos brasileiros contra a opressão estrangeira, por igualdade e justiça social desde a época da colonização, começando pela  luta dos Tupinambás no Rio de Janeiro, passando pela Balaiada, a Ditadura Militar e chegando até na hipotética data de 2. 098.

Nestes episódios históricos, nos quais os oprimidos levam a pior, os dois personagens principais de um episódio se reencarnam sempre em outros, do episódio seguinte e,  a luta  prossegue enquanto houver opressão.

Conforme o Professor Jhow, “cada Aulão tem sido melhor do que o outro”  com destaque para o crescimento da consciência crítica do nosso aluno demonstrada  na participação nos debates democráticos. 

A presidente da UJS de Tabira, Natália Lima, os membros da referida entidade e do Grêmio Estudantil,  participaram de  forma empolgada dos debates, mostrando para os outros jovens presentes que eles devem e podem ser protagonista da sua própria história.


No final fica aqui sugestões de temas para os jovens escreverem as suas redações em preparação para o ENEM. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário