quinta-feira, 3 de setembro de 2015

China, uma comemoração histórica pelo Dia da Vitória


A China mostrou, nesta quinta-feira (3), ao mundo uma mensagem de paz e justiça com o esperado Desfile Militar pelo Dia da Vitória, que pela primeira vez contou com a demonstração de tropas estrangeiras.


 
 

Na Praça Tian'anmen da capital, o presidente da China, Xi Jinping, expressou o sincero agradecimento aos governos e amigos estrangeiros que prestaram apoio a este povo em sua resistência contra a agressão japonesa.

Ao iniciar seu discurso no ato de comemoração, realizado com motivo do aniversário 70 da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Antifascista Mundial, deu as boas-vindas a todos os convidados estrangeiros e representantes das forças armadas dos diferentes países presentes.

Explicou que o Dia da Vitória pretende fazer um percurso pela história da nação para preservar a paz e a justiça. De pé em uma limousine, o também presidente da Comissão Militar Central, no meio de canções do exército interpretadas por uma banda militar, avançou em direção leste ao longo da avenida Chang'an, onde vistoriou as forças armadas do país pela primeira vez na praça de Tian'anmen, no centro de Pequim, em 11 formações a pé e 27 de armamentos.

Em suas declarações, considerou que a Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão japonesa representou um marco excepcional nas histórias militares e uma proeza desta nação.

“Contra os agressores, as filhas e filhos desta nação, lutando a sangue e fogo com valentia inquebrantável, derrotaram definitivamente os agressores militares japoneses, preservando os frutos de mais de cinco mil anos de desenvolvimento da civilização chinesa e a causa da paz da humanidade”, disse Xi.

Esta demonstração militar, que tem captado a atenção do mundo, esteve acompanhada de outras atividades, que segundo a maioria da população, são de muita importância, porque sete décadas após a vitória, ainda muitos desconhecem o passado de humilhação sofrido por esta população.

Xi esteve acompanhado por outros líderes como o premiê Li Keqiang e os vice-presidentes Zhang Dejiang, Yu Zhengsheng, Liu Yunshan, Wang Qishan e Zhang Gaoli, bem como os ex-dirigentes Jiang Zemin e Hu Jintao.

Trata-se da primeira vez que Xi vistoria as forças armadas em qualidade de máximo líder do país asiático. Veteranos que combateram nesse conflito presidiram o desfile militar esta manhã no centro de Pequim.

Com uma idade média de 90 anos, as testemunhas dessa contenda transitaram a bordo de conversíveis em formação, representando as forças que combateram a agressão japonesa dirigidas pelo Partido Comunista de Chinesa (PCCh) e o Kuomintang (KMT).

Uma grande multidão aplaudiu ao passarem frente à praça de Tian'anmen os veículos que transportavam mais de 100 veteranos, vestidos com uniformes que exibiam as medalhas nacionais recebidas.

O desfile, concluído pouco antes do meio-dia, contou com a participação de 12 mil soldados chineses e 500 peças de armamento, além de várias tropas estrangeiras. 


Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário