quinta-feira, 16 de abril de 2015

Wevergton Brito: A prisão de Vaccari e a estratégia da oposição

Os últimos dias tinham proporcionado uma sucessão de fatos relevantes no campo político, nenhum deles correspondendo diretamente aos sonhos do consórcio oposicionista. Porém, sem nenhum fato novo, o juiz Sérgio Moro decretou a prisão do secretário de Finanças do PT, João Vaccari Neto.

Por Wevergton Brito


 

A escolha de Michel Temer como coordenador institucional do governo foi um dos fatos positivos dos últimos dias. Outro foi o encolhimento dos protestos, mesmo com toda a convocação midiática e apesar da pesquisa Datafolha, não por acaso divulgada na véspera do dia 12. 


Junto a isso, a Petrobras tem visto suas ações subirem no mercado. A presidenta Dilma já havia adotado uma postura mais ativa, enfrentando os principais temas da pauta política em diversos eventos públicos. E nesta quarta-feira (15) uma significativa mobilização das centrais sindicais contra o projeto da terceirização, que tirava a presidenta do foco de notícias negativas, seria necessariamente o principal assunto. Agora, com a prisão de Vaccari, a mídia monopolista privada, a verdadeira condutora da oposição no Brasil, volta a instrumentalizar este fato novo nos marcos da Operação Lava Jato. 

Coincidências convenientes

Na segunda-feira (13), notava-se um tom mais exaltado do que o natural, nas matérias e nas manjadas “colunas de opinião”. Sempre procurando manter acesa a chama da crise política. Neste dia, um colunista, Ricardo Noblat, chegou ao ponto de “revelar” que Dilma havia jogado cabides de roupa em uma camareira e, portanto, “não merecia ser amada” em uma das mais patéticas forçadas de barra do jornalismo pátrio. Também na segunda, a Folha de S. Paulo trouxe uma matéria em que acusa a CGU de crime de prevaricação visando favorecer a campanha da Dilma. 

Nada disso, no entanto, era suficientemente impactante. Até que surgiu, convenientemente, a prisão do secretário de Finanças do PT, João Vaccari Neto. Vaccari já havia sido conduzido coercitivamente para depor no dia 5 de fevereiro, na véspera do aniversário do PT, outra coincidência conveniente. As manifestações contra a terceirização rapidamente entraram em um segundo plano na pauta política. O senador do DEM de Goiás, Ronaldo Caiado, sobre quem o antigo aliado Demóstenes Torres diz que “rouba, mente e traí”, pede a cassação do registro do PT. Agripino Maia, que responde a processo por corrupção, diz que o “PT foi preso”. Merval Pereira afirma, sem nenhuma base concreta, que a Operação Lava Jato “está cada vez mais perto de Dilma” e outros “isentos” comentaristas do porte de Merval afiançam que “é inevitável que a operação chegue a Dilma”. 

O PT reage 

Em notícia publicada no site do PT, afirma-se: "Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, no dia 9 de março, Vaccari apresentou dados que comprovam a legalidade das doações para o PT. Ele também apresentou dados que comprovam que partidos como PMDB, PSDB e PSB receberam de empresas que estão sob investigação na Operação Lava Jato. No entanto, nenhum deles está sob investigações como à que o PT está submetido". O líder do PT na Câmara, Sibá Machado, afirma que a prisão de Vaccari foi uma “operação política”. 

Não se pode ter dúvidas de que a prisão de Vaccari caí como uma luva nos planos da oposição e ocorre justamente no momento em que a oposição midiática e parlamentar necessitava de um novo fôlego na sua cruzada golpista. A história já cansou de mostrar que, na política, coincidências convenientes raramente acontecem. E quando acontecem, não são por coincidência.

Do Portal Vermelho


Nenhum comentário:

Postar um comentário