terça-feira, 14 de abril de 2015

TABIRA: ESCOLA ARNALDO ALVES ESTÁ EM GREVE PARA ENSINAR CIDADANIA NA PRÁTICA


Por Dedé Rodrigues


Os professores da Escola Arnaldo Alves Cavalcanti de Tabira realizaram uma reunião com pais, mestres e alunos, neste dia 14 de abril,  para discutir a campanha salarial do SINTEPE 2015. Na ocasião a representante do Sindicato da categoria no Estado e na região Lúcia de São José do Egito, Eliane Marques de Tabira, Delegada Municipal na Regional do Sintepe, o professor Elias Mariano e eu, usamos da palavra para esclarecer aos presentes o andamento do movimento paredista no Estado, discutimos a pauta de reivindicação de 40 pontos,  o  PL - 4330 – da terceirização no Brasil e, em seguida, foi decidido na grande assembleia que lotou o Auditório da escola Arnaldo, com pais,  mestres e alunos a paralisação das atividades em apoio a greve estadual e a realização de uma importante passeata em frente às escolas Calota e Pedro Pires e, nas ruas principais de Tabira, levando a mensagem de cidadania do Sindicato para os profissionais e alunos destes educandários e para a sociedade tabirense.

Os professores que usaram da palavra destacaram o descaso do Governo Estadual com a maior parte da categoria, já que o governador reajustou os salários de 1700 professores que só têm o Magistério, deu quase nada, 0,89%,  aos professores de nível superior que tem até 10 anos no Estado e 0%, isto mesmo, 0%, a mais de 45 mil profissionais que têm mais de 10 anos de trabalho no Estado, curso superior, pós-graduações etc. Esta medida, segundo a Professora Lúcia, “golpeia ou acaba com o nosso PCC (Plano de Cargos e Carreira), FRUTO DE MUITAS LUTAS DA NOSSA CATEGORIA NO ESTADO.”

Outro tema muito debatido na Assembleia e na passeata foi o Projeto de Lei 4330 da terceirização aprovado na Câmara dos Deputados, que golpeia profundamente a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) no Brasil,  além de não resolver o problema de 10 milhões de terceirizados no país, abre brecha para terceirizar outros 45 milhões. Este projeto,se aprovado em definitivo,  prejudicará os trabalhadores de várias formas com subcontratações, redução de diversos direitos trabalhistas, como FGTS, estabilidade no emprego, fim dos concursos públicos,  mais desemprego, , achatamento salarial, principalmente para as mulheres,  menos impostos para o governo e mais gente ocupando o SUS, com mais acidentes de trabalho. Em suma: é menos direitos trabalhistas, mais lucros para os patrões e mais exploração pra os trabalhadores.

Cabe destacar a aula de cidadania que demos nesta terça-feira pelas ruas da cidade deTabira. O apoio dos pais, presentes na reunião, dos professores efetivos e, principalmente dos alunos que andaram conosco pelas ruas da cidade fazendo cobranças e denunciando o descaso com a educação no Estado, com frases como estas: abaixo a PL 4330 – Viva os trabalhadores brasileiros! Prometeu 100% e não deu nenhum reajuste! Estamos solidários aos professores! Todos os profissionais aprenderam com um professor!  prometeu cumpra, cadê os 13,01% para 48 mil profissionais?  Acordem professores e alunos das outras escolas! Demonstram que o trabalho de formar cidadãos começa a fazer efeito na prática, pois “o cidadão que não luta pelos seus direitos não é digno deles”, já disse um pensador.  


Mais uma vez pedimos aos pais que não enviem os seus filhos à escola enquanto os professores efetivos não divulgarem a voltas às aulas. Queremos assegurar aos pais que pagaremos todos os dias parados para que os seus filhos  não tenham prejuízos. Esperamos que o Governador do Estado, Paulo Câmara, negocie com os professores em greve, dando prova de respeito à educação e a categoria. Diversos governos passados, a exemplo de Arraes,  não fizeram feio em apoiar a categoria, concedendo mais direitos. Agora é a vez do governador técnico, mostrar que também é político, sob pena de acumular um desgaste desnecessário nos primeiros meses de mandato. 

VIVA OS ALUNOS!

VIVA OS PAIS! 

VIVA OS PROFESSORES! 

VIVA À EDUCAÇÃO! 

VIVA A ESCOLA ARNALDO ALVES: EXEMPLO TEÓRICO E PRÁTICO DE CIDADANIA!  



































  

Nenhum comentário:

Postar um comentário