sexta-feira, 6 de março de 2015

Urariano Mota : No Dia da Mulher a homenageada é Dilma Rousseff


"Nestes dias de incerteza, de assalto contra o futuro do Brasil, e na vizinhança do Dia Internacional da Mulher, penso que a presidenta Dilma é uma pessoa que bem lembra os dois momentos: as horas de instabilidade e de homenagem". É assim que começa a narração de Urariano Mota em sua coluna semana Prosa, Poesia e Política, na Rádio Vermelho, nesta sexta-feira (6).


.

"Escrevi uma vez que havia uma foto de Dilma em que a imagem era bela porque era, e continua a ser verdadeira. Para falar daquela foto seriam necessários muitos artigos definidos em textos, poemas e palavras de ardor e reflexão", lembrou o colunista Rádio Vermelho.

Ele ainda acrescentou "aquela Dilma em preto e branco, de óculos pesados, era a pessoa e mulher com quem todos crescemos. Ela é uma sobrevivente, como todos nós, como, enfim, todo o povo brasileiro. Como não salvá-la de todos os assaltos das múmias da ditadura? Como não guardá-la, como um bem precioso, contra os velhos de todos os preconceitos de classe? Fazemos isso não por dever, mas por uma defesa da cidadania de nosso sonho".

No Dia Internacional da Mulher, narra o escritor pernanbucano, "neste março mês difícil, cheio de tormentas, quando o futuro do Brasil balança, mas não como nos extraordinárioS versos de Castro Alves".

“Auriverde pendão de minha terra,
Que a brisa do Brasil beija e balança,
Estandarte que a luz do sol encerra
E as promessas divinas da esperança”

"Não nesse significado, porque o Brasil balança sob o fogo da velha tradição que conspira contra a nossa riqueza material e vontade popular. O Brasil oscila também no movimento para esta direção: presidenta Dilma, nós a queremos de volta. Divida conosco a sua imensa carga. Queremos tê-la como uma ressureição da mulher valente, do coração maior que a razão. Não a queremos na razão que tudo abençoa, porque a coragem já teria sido derrotada. E assim termino a tentativa de homenagem, com estas linhas que poderiam ter sido escritas no verso daquele retrato 3x 4 em preto e branco: para Dilma, digna representante da mulher brasileira, com um forte abraço e admiração".



Acompanhe íntegra da coluna na Rádio Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário