quinta-feira, 5 de março de 2015

Líder chinês prevê crescimento da economia de 7% neste ano


A 12ª Assembleia Popular Nacional (APN), o principal órgão legislativo da China, abriu sua terceira sessão anual na manhã desta quinta-feira (5), no Grande Palácio do Povo, no centro de Pequim.


 
 

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, apresentou um relatório anual sobre o trabalho do governo na reunião de abertura. Segundo ele, a taxa de crescimento do PIB chinês para este ano deve atingir 7%. 

No relatório de trabalho do governo proferido na sessão inaugural da Assembleia Popular Nacional, Li Keqiang formulou as principais metas do desenvolvimento econômico e social para 2015, que incluem ainda a subida dos preços ao consumidor em 3%, o aumento em 10 milhões dos empregos urbanos, a manutenção da taxa de desemprego urbano inferior a 4,5%.

Outros pontos considerados importantes são o crescimento de 6% do volume do comércio exterior, o equilíbrio básico de pagamentos internacionais e o aumento da renda dos habitantes em paralelo ao desenvolvimento econômico. Baixar mais de 3,1% do consumo energético para continuar a reduzir as emissões dos principais poluentes também é uma das metas da China formuladas por Li Keqiang.




O primeiro-ministro assinalou que para se definir a meta de crescimento econômico em 7% levou-se em conta as necessidades e as possibilidades, correspondendo à implementação de uma sociedade modestamente confortável e aos requisitos do aumento da produção econômica e da modernização da estrutura. Segundo Li Keqiang, o fundamento material para a modernização será mais consolidado com esse ritmo de crescimento durante um longo período.

“Estabilizar o crescimento pode promover a criação dos empregos”, disse Li Keqiang, que acrescentou que com a subida da proporção do setor de serviços e a ampliação das microempresas e das empresas de pequeno porte, o ritmo de 7% pode garantir uma empregabilidade satisfatória.


CCPPCh 

O presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPCh), Yu Zhengsheng, proferiu um relatório sobre o trabalho feito pela Comissão Permanente desta instituição no ano passado.


“O papel da CCPPCh é destacado pelo Partido Comunista da China (PCCh) e pelo governo central”, disse Lv Xinhua, porta-voz da CCPPCh, em uma coletiva de imprensa.

"O governo enfatizou o papel da CCPPCh e as propostas dos membros receberam mais atenção, o que incentivou os conselheiros políticos a participarem mais ativamente nos assuntos sociais," disse Xu Yaotong, professor da Academia Chinesa de Governança, em uma entrevista ao jornal Global Times, na segunda-feira (2).

“Cerca de 5 mil das 6.101 propostas apresentadas desde a última sessão do 12º Comitê Nacional da CCPPCh, realizada em março de 2014, foram consideradas úteis e endossadas pelas as autoridades”, disse Sun Gan, chefe do subcomitê para o tratamento das propostas do Comitê Nacional da CCPPCh.

Durante a última sessão consultiva realizada em abril de 2014, o ex-jogador da NBA e membro da CCPPCh, Yao Ming, propôs revogar os procedimentos de aprovação de eventos esportivos comerciais. A sua proposta, elogiada pelo primeiro ministro chinês, Li Keqiang, depois se tornou uma decisão divulgada pelo Conselho de Estado, em setembro.

"A China enfrenta reformas em uma vasta área e todas estas reformas estão relacionadas com as organizações populares e com o público, por isso é crucial envolver um enorme leque de membros na elaboração de políticas," disse Xu Yaotong.

De acordo com o jornal New Culture, das 100 pessoas mais ricas catalogadas na lista Hurun 2014, uma classificação do ranking dos ricos na China, 21 são membros da CPPCCh e 15 são os deputados da Assembleia Popular Nacional (APN).

A riqueza total dos 36 membros acima referidos é estimada em 1,2 trilhões de iuanes (cerca de US$ 191 bilhões), acrescentou o jornal.

“É necessário integrar os empresários, especialmente os bem-sucedidos, em órgãos políticos já que eles podem dar sugestões mais precisas e abrangentes sobre o desenvolvimento econômico do país”, disse o professor Xu.

O criador do Baidu, gigante chinês da internet, Li Yanhong, o 6º lugar na lista dos ricos de Hurun, membro da CCPPCh desde 2013, vai propor na sessão que a China precisa estabelecer um plano para o desenvolvimento da inteligência artificial e promover uma rede de registro médico.

"A CCPPCh deve prestar mais atenção às conclusões políticas dos seus membros e absorver mais membros para garantir a qualidade das propostas," disse Xu Yaotong.


Fonte: Diário do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário