segunda-feira, 16 de março de 2015

NOTAS VERMELHAS - FIQUE LIGADO!

Dia 15: o que a mídia não mostrou ou as trevas em 34 fotos e 1 vídeo 

O amigo leitor talvez possa ter achado exagerada a chamada desta segunda-feira do Notas Vermelhas? Afinal, “trevas” é um termo pesado, que remete às ideias obscurantistas, ao medievalismo, à intolerância e ao fascismo e quem protestou contra o governo Dilma era, principalmente “gente bem”, como se dizia antigamente.

  



Aliás, para quem quer entender o tipo de manifestante que compôs a marcha de domingo, principalmente a da avenida paulista, é obrigatória a excelente reportagem do jornalista Eduardo Nunomura, do blog Farofafá. Voltando à questão do título do Notas Vermelhas de hoje, convido o leitor que eventualmente achou o termo “trevas” exagerado, a dar uma olhada nas fotos e no vídeo selecionados pela jornalista Mariana Serafini. Algumas fotos são divertidas, outras chegam a ser inacreditáveis. O vídeo, a partir do minuto 1’20’’, mostra manifestantes idolatrando o famigerado torturador e assassino Carlinhos Metralha, agente do DOPs que aparece orgulhoso de sua “atuação” durante a ditadura e cercado por “admiradores”. Tudo desmente o que a mídia hegemônica brasileira tenta vender sobre o que aconteceu no domingo. A verdade é uma só: a passeata “pacífica” destilou ódio por todos os lados.

 



Vamos ver quem advinha

Selecionamos algumas avaliações sobre as manifestações de domingo e convidamos o leitor a tentar adivinhar as fontes. 1) Um jornal afirmou que “as manifestações da direita” aglutinaram “um grupo mais velho, mais branco e mais rico, reunidos após uma grande cobertura antecipada da grande mídia”. 2) Uma revista classificou as manifestações como um “festival do ódio”. 3) Uma rede de TV viu a “classe média branca” como protagonista dos protestos. 4) Um jornal destaca que apenas o deputado federal Paulinho da Força (SD-SP) foi “o único que levou grande número de manifestantes que não são nem brancos nem ricos para a manifestação” e registra o mesmo jornal que ele foi hostilizado.

Vamos agora ao teste:

1) A primeira matéria era do jornal:

A) A Classe Operária
B) Brasil de Fato
C) Jornal Bolivariano, comunista e ateu
D) The Guardian

2) A revista que classificou as manifestações como “festival do ódio” foi:

A) Revista Princípios.
B) Carta Capital
C) Caros Amigos
D) Revista Bolivariana, comunista e ateia
E) Forbes

3) A Rede de TV em questão foi:

A) TV Vermelho
B) TVT
C) TV Bolivariana, comunista e ateia
D) BBC

4) O jornal que falou sobre o “Paulinho da Força” foi:

A) A Classe Operária
B) Brasil de Fato
C) Jornal Bolivariano, comunista e ateu.
D) Clarin

Acertou quem marcou D (The Guardian, Inglaterra), E (Forbes, EUA), D (BBC, Inglaterra) e D (Clarin, Argentina). A mídia hegemônica nativa é tão reacionária e manipuladora que consegue superar mesmo a mídia empresarial estrangeira que tenta pelo menos ser minimamente fiel a alguns fatos básicos.

Quando a PM erra para mais

Os eleitores do candidato derrotado, Aécio Neves, bradam aos quatro ventos contra o “aparelhamento do estado pelo PT”. Deve ser luta para preservar uma espécie de reserva de mercado, pois ninguém aparelha mais e tão completamente o estado do que a direita. Basta ver a PM subordinada ao governo tucano. A multidão que na sexta-feira (13) compareceu à Av. Paulista para protestar contra o golpe foi estimada pela PM tucana em 9 mil e depois 12 mil pessoas. Mesmo um jornal completamente comprometido com os tucanos (Folha de S. Paulo) reconheceu que, pelos cálculos do seu instituto de pesquisa, havia mais de 40 mil pessoas. Agora, na passeata golpista, a PM tucana “estimou” em 1 milhão o número de manifestantes. A mesma e insuspeita Folha de S. Paulo achou exagero e, segundo seu instituto de pesquisa (Datafolha), foram às ruas 240 mil. Ou seja, a se acreditar no Datafolha (o que é sempre temerário) uma “insignificante” diferença de mais de 700 mil pessoas. Quando a passeata é do campo popular a PM tucana erra para menos, quando é dos golpistas erra para mais. Imagine o que os tucanos não fizeram nas privatizações? E Furnas? Mas isso a lobotomizada classe média não quer nem ouvir falar, afinal, quem inventou a corrupção foi o PT.

Colabore com o Notas Vermelhas: envie sua sugestão de nota ou tema para o email wevergton@vermelho.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário