quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

PROGRAMA TARDE TOTAL ENTREVISTOU ANTONIO DE DU E DEDÉ RODRIGUES SOBRE 2014 E AS PERSPECTIVAS PARA 2015


Por Vagner Leandro
 Fotos: Adriano, tonho, Dedé e Vagner. 
Na última segunda-feira, 29 de dezembro de 2014,  o blogueiro Antonio de Du e professor  de História e presidente do PC do B de Tabira Dedé  Rodrigues foram os entrevistados do Programa Tarde Total. Na entrevista abordamos muitas coisas sobre o ano de 2014. Perguntei sobre a conjuntura mundial e nacional, as eleições e as manifestações de rua em 2014, democratização das comunicações no Brasil, a política em Pernambuco, expectativas para 2015  e o quadro geral da política em Tabira. Leia abaixo um resumo das perguntas e das respostas deles que publico de forma unificada.



1 – Quais foram os principais acontecimentos do ano 2014 no mundo?

Resposta: O surgimento do Estado Islâmico financiado e depois combatido pelos Estados Unidos, o assassinato dos mais de 40 estudantes mexicanos, a criação do Banco dos BRICS, o crescimento da China como principal potência mundial, a resistência ao neoliberalismo na América Latina etc.    

2 – Com base nos fatos que vocês levantaram, quais são os maiores desafios que a humanidade precisa enfrentar no mundo de hoje?

Respostas: A conquista da paz,  a resistência ao imperialismo belicista, o combate as desigualdades sociais, o combate a destruição do meio ambiente etc.  

3 – Quais foram os fatos mais importantes que aconteceram no Brasil durante o ano 2014?

Respostas: a quarta vitória do povo com a eleição de Dilma Rousseff, a aprovação do Marco Civil da internet, a aprovação do Plano Nacional de Educação, a redução das desigualdades sociais, a geração de empregos, o combate a corrupção etc.

4 - Neste ano também apareceu uma manifestação aberta, uma corrente direitista defendendo uma intervenção militar no Brasil e o impedimento da Presidenta Dilma. O que vocês acham sobre esse movimento?

Resposta:  Um absurdo! Um golpe à democracia! Pedir um regime militar no Brasil é muita ignorância política! Só um louco pode querer a volta de uma coisa dessa. A Ditadura Militar no Brasil era corrupta, ASSASINA e subserviente aos interesses americanos. Não eram patriotas como os democratas.  

4 – Vocês alimentam dois blogs em Tabira, o Tabira em Tempo e o Tabira Notícias, nos quais vocês postam muitas matérias denunciando o monopólio das comunicações no Brasil. Vocês chamam até a mídia brasileira de mídia golpista, mas a direita no Brasil acha que a reforma da mídia é contra a democracia. O que vocês acham sobre isso?

Resposta: No Brasil a mídia está concentrada nas mãos de poucas famílias. Ela é uma outorga do poder público, do Geverno. No entanto,  faz política a favor da oposição, agiu de forma golpista na última eleição, com aquela publicação da Veja nas véspereas das eleições;   é financiada pelo Governo Federal e se considera no direito de ditar regras, mas reaje contra qualquer regulamentação.  Ela demoniza a política pavimentando um fascismo de novo tipo no Brasil e prejudica a democracia por intermédio do monopólio da informação. Isto tem que acabar! É necessário uma reforma também neste setor para ampliarmos a democracia brasileira e dar voz a quem não tem nela.  
  
5 – As eleições desse ano em Pernambuco tem uma particularidade interessante, Paulo Câmara no primeiro turno ganha a eleição para Governador e Presidente e perde para Dilma no segundo turno. Como se explica isso?

Resposta: O povo foi sábio! Votou aprovando o Governo Eduardo Campos e o Governo Dilma Rousseff. Talvez a comoção com a morte de Eduardo Campos tenha contribuido também para o resultado do primeiro turno.

6 – Tabira tem vivido um quadro político muito agitado nos últimos dias. Qual a opinião de vocês sobre o quadro político geral?

Resposta: Tabira está com um quadro político muito complexo. Hoje parece que a oposição está mais dividida do que a situação. A última eleição aproximou parte da oposição a uma parte da situação. Estes partidos PTB, PT, PC do B, PDT e PMDB estiveram mais em sintonia com o sentimento da maioria esmagadora do povo de Tabira, pois 82% dos tabirenses votaram em Dilma Rousseff para presidenta. O PC do B continua na oposição, mas faz uma oposição propositiva e respeitosa. Consideramos que há ainda um débito muito grande do atual governo em matéria de obras, mas desejamos o melhor para Tabira e esperamos que a gestão supere esta limitação. Por isto achamos que o governo atual não pode perder recursos de obras por descuido. Sujerimos até que a situação crie o Conselho Político e adote o orçamento participativo que foi implantado na gestão passada, mas não teve prosseguimento nela mesmo. As propostas progressistas sempre tiveram a simpatia do PC do B.     
  
7 – Como foi o ano de 2014 para vocês e as expectativas para 2015?

Respostas: O destaque para nós em 2014 foi a resistência do PC do B de Tabira a uma tática política adotada no passado que hoje a chamamos  de seguidista e liquidacionista. Nós, membros de um núcleo mais ideológico do partido,  na impossibilidade de uma dobradinha na proporcional,  votamos para deputados nos membros do partido: Luciana Santos e Marcelino Granja, ela reeleita e ele apesar de ter perdido a eleição teve em torno de 30 mil votos e virou Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco. Destacamos também o sucesso no trabalho educativo e no Birô de Serviços.

8 - Deseje um feliz ano novo...

Respostas: Desejamos para todos os seus ovintes e os tabirenses um ano cheio de lutas e conquistas.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário