quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Governo francês decreta luto de três dias e pede calma ao povo


O presidente da França, François Hollande, decretou luto de três dias no país em memória das vítimas do ataque ao prédio no qual está a redação do jornal Charlie Hebdo. Até o momento, foram confirmadas 12 mortes e 11 pessoas feridas, incluindo quatro em estado grave.  


Foto: Yoan Valat/EPA/Agência Lusa
Presidente francês François Hollande. 
Presidente francês François Hollande. 

Entre os corpos já identificados, estão os dos cartunistas Georges Wolinski, considerado um dos maiores do mundo, Jean Cabu, Bernard Verlhac, conhecido como Tignous, e Stéphane Charbonnier, conhecido como Charb, diretor do jornal.

Ainda segundo informações das agências internacionais, o presidente Hollande pediu unidade e calma à população. “A nossa melhor arma é a nossa unidade. Nada pode nos dividir, nada pode nos separar”, disse o presidente. Ele também informou que a segurança será reforçada para evitar novos ataques, principalmente em locais públicos.

Comoção

A comoção causada pelo atentado motivou milhares de pessoas a se reunir espontaneamente em várias cidades da França para hprestar solidariedade às famílias das vítimas e repudiar o ataque. Em Paris, onde a concentração foi convocada por sindicatos, entidades de classe e partidos políticos, uma multidão está concentrada na Praça da República, que fica próxima ao local do atentado. Muitas pessoas portam cartazes e faixas com a frase, em francês, “Eu sou Charlie”.


Da Redação do Vermelho
Com informações das agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário