sábado, 6 de dezembro de 2014

Fórum sobre a emancipação da mulher mobiliza comunistas de todo o país


Com o objetivo de ampliar a participação das comunistas nos espaços de debate, pesquisa e elaboração teórica sobre a temática da mulher, a secretaria nacional de Mulheres do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), promove nesta sexta-feira (5) e sábado (6), o Fórum Nacional Permanente do PCdoB sobre a Emancipação da Mulher. Lideranças de várias regiões do país chegam a São Paulo para debater perspectivas para a frente.

Laís Gouveia, da Redação do Portal Vermelho


Murilo Tomaz
Na mesa, (da esquerda para direita): Kelly Magalhães deputada estadual pela Bahia; o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo; a secretária nacional de Mulheres, Liége Rocha, a senadora Vanessa Grazziotin; a deputada estadual de Goiás, Isaura Lemos.Na mesa, (da esquerda para direita): Kelly Magalhães deputada estadual pela Bahia; o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo; a secretária nacional de Mulheres, Liége Rocha, a senadora Vanessa Grazziotin; a deputada estadual de Goiás, Isaura Lemos.
Nesta sexta-feira (5), a abertura do fórum teve como tema “As Eleições 2014 e as Perspectivas para o Brasil”. Na composição da mesa, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, a secretária nacional de Mulheres Liége Rocha, a senadora Vanessa Grazziotin, a deputada estadual de Goiás, Isaura Lemos e Kelly Magalhães, deputada estadual da Bahia.

Renato Rabelo falou sobre conjuntura nacional, citando os desafios a serem enfrentados no cenário econômico e a tentativa golpista de impeachment feita pela direita, encabeçada pela figura do candidato derrotado nas últimas eleições, Aécio Neves. “Eles procuram o tempo todo deslegitimar as ações do governo baseando-se em saídas jurídicas e possuem o respaldo da grande mídia e de setores da elite que tentam espalhar um clima caótico no país".

O presidente do PCdoB também afirmou que é necessário explorar as contradições no seio da oposição, buscando um maior diálogo entre governo e movimentos sociais e uma maior concentração do campo da esquerda. “Precisamos da mobilização popular a nosso favor. É necessário nos unificarmos em torno de um único e grande projeto, apresentando a pauta da reforma política como o elemento prioritário de reinvindicação”.

Renato Rabelo ressaltou o papel das comunistas nos espaços de poder. "O Partido tem proporcionalmente uma concentração grande de mulheres no parlamento, lideranças aguerridas e comprometidas, que não têm medo de fazer o enfrentamento político. E citou como exemplo, o caso ocorrido com senadora Vanessa Grazziotin que se manifestou de forma coerente em resposta ao grupo de provocadores da direita que utilizaram termos de baixo calão para ofendê-la”. 

Para a presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM), Lucia Rincon, é importante fazer o enfrentamento ideológico. “Estamos no caminho certo, estivemos 500 anos em desvantagem, precisamos garantir a continuação do projeto progressista iniciado em 2003. A UBM ocupa vários fóruns de participação política e vamos unificar a luta com todo o conjunto do movimento social para garantir que as pautas populares sejam atendidas”.

O fórum apresenta objetivos estratégicos para o avanço das políticas emancipacionistas das mulheres:

1- Estimular o debate sobre a questão da mulher no Partido. 

2- Contribuir na aplicação da política de quadros do Partido com destaque para ações específicas de capacitação política e teórica, especialização e valorização do protagonismo das mulheres no partido. 

3- Elevar a participação do PCdoB no debate teórico na sociedade sobre o feminismo e o emancipacionismo.

4- Fortalecer a ação política de massas da corrente emancipacionista 

5- Contribuir para a implementação de políticas públicas para mulheres. 

6- Fortalecer a ação da Secretaria Nacional da Mulher e do Fórum Nacional Permanente.

7- Estimular a participação das mulheres no processo eleitoral de 2014.

Neste sábado (6), o fórum fará a bordagem das temáticas “As Mulheres e as Eleições 2014” e” As Conquistas e Agenda feminista 2014”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário