quinta-feira, 6 de novembro de 2014

TABIRA: ESCOLA DE CIDADANIA DO TCE REALIZOU IMPORTANTE PALESTRA NA ESCOLA ARNALDO ALVES


Por Dedé Rodrigues

A Escola de Cidadania do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco por intermédio da sua funcionária Ana promoveu uma importante palestra no Auditório José Rufino da Costa Neto na última quarta-feira, 05 de outubro de 2014. A palestra foi feita por meio de um slide tratando dos seguintes temas:  Constituição:  Direitos e Deveres, Organização Político-administrativa do Brasil, Origem dos recursos públicos, Orçamento, Participação popular, Finalidade e Funcionamento do TCE, Ouvidoria e Escola de Contas do TCE.  Abaixo você ler um resumo da palestra e ver mais fotos do evento. 


A palestrante começou falando da nossa Constituição Cidadã focando no Artigo 1º que diz “o poder emana do povo e em sue nome será exercido”. Nesta linha de raciocínio todas as pessoas deveriam ler a Constituição Federal  para poder se tornar   verdadeiros cidadãos que cumprem  com os seus deveres, mas lutam  também pelos seus direitos.  A palestrante também chamou a nossa atenção para a relação de respeito que todo cidadão deve ter com o “meio e com as pessoas”, para isto precisamos preservar o patrimônio público, pois se é público é nosso também. Para contextualizar o tema ela abordou a questão da preservação das bancas da escola, ventiladores e a limpeza em sala de aula, que infelizmente nas escolas públicas do Brasil, deixa muito a desejar, “mas nas casas dos alunos ninguém risca ou quebra o patrimônio familiar que os pais compram”, afirma ela.  “Não devia se diferente com as coisas da escola também”, finaliza.   

Ela destacou também a importância do cidadão não só votar, mas votar consciente, acompanhando os mandatos dos eleitos e cobrando que os projetos defendidos nas campanhas sejam colocados em prática.  Para isto forneceu diversas ferramentas que irão ajudar nesta ação cidadã, como a distribuição de um material do Tribunal de Contas  para a escola ficar mais por dentro dos temas abordados.


Estes são os sinais de que a nossa democracia avança desde 2004,  por intermédio da contribuição do Tribunal de Contas do Estado com a ESCOLA DE CIDADANIA, Escola de Contas Públicas, Professor Barreto Guimarães. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário