sexta-feira, 7 de novembro de 2014

TABIRA: CÂMARA DE VEREADORES SEDIOU FÓRUM SOBRE CIDADANIA COM TRIBUNAL DE CONTAS DE PERNAMBUCO



Por Dedé Rodrigues

A Escola de contas do Tribunal de Contas do TCE promoveu por intermédio de Ana e Verônica da Equipe da Escola do Tribunal de Contas de Pernambuco e de Rubens Leite (Inspetoria Arcoverde) na Câmara de Vereadores no dia 05 de novembro de 2014, quarta-feira, um Fórum com a comunidade organizada de Tabira  para fortalecer a democracia, a cidadania e a fiscalização dos recursos públicos. Este Fórum foi a concretização de vários encontros que ocorreram em Escolas Públicas de Tabira durante a semana com igual objetivo.  Leia abaixo mais informações e veja mais fotos e diversos slides da palestrante.

O objetivo dos encontros foi repassar para os presentes orientações sobe a importância da participação do cidadão na fiscalização dos recursos públicos, cujos encontros ocorrem em Pernambuco desde 2004.  Além de muitas outras informações, foram tiradas dúvidas sobre nepotismo, desvios de verbas públicas, descontos em fundos para aposentadorias, má utilização de transportes públicos, a utilização do transporte escolar, formas de fiscalização do dinheiro público etc.

Outro objetivo importante do Fórum, segundo Rubens Leite, além de aproximar o Tribunal de Contas do Cidadão tabirense, contribuir com uma gestão pública eficiente, é “unir o controle social com o controle técnico” para facilitar a fiscalização dos recursos administrados pela gestão pública.  Muita coisa o Tribunal não tem como ver e só o cidadão tem como interferir por meio de diversos recursos tecnológicos, por exemplo, o celular androide que dispomos hoje, filmando, fotografando, denunciando e enviando para o TCE etc.  
Foi também debatido a importância do cidadão acessar o Site da Prefeitura para ficar por dentro de como está sendo empregado o nosso dinheiro. Segundo Rubens “vai chegar o dia no qual todas as prefeituras terão que ter Ouvidorias” para ajudar nesta tarefa tão importante para a transparência democrática da gestão pública. 

Nos slides o cidadão dispõe dos endereços para as denúncias, embora o técnico tenha aconselhado antes de fazê-la, verificar com a gestão a veracidade da denúncia, até para não levá-la adiante quando não procede ou embasá-la melhor quando for verdadeira.


É ISTO AÍ! O TCE CONTRIBUINDO COM A AMPLIAÇÃO DA CIDADANIA, DA DEMOCRACIA E PELA TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA  NA APLICAÇÃO DO NOSSO DINHEIRO!















































Nenhum comentário:

Postar um comentário