terça-feira, 11 de novembro de 2014

Samper após reunião com Dilma: Foco da Unasul é reduzir desigualdades


A agenda política da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), a questão social com foco na redução das desigualdades na região e a competitividade foram os temas abordados no encontro da presidenta Dilma Rousseff e o secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, em reunião realizada nesta segunda-feira (10).


Roberto Stuckert Filho
Samper foi recebido pela presidenta Dilma no Palácio do Planalto, nesta segunda (10)Samper foi recebido pela presidenta Dilma no Palácio do Planalto, nesta segunda (10)
Samper, que foi presidente da Colômbia, afirmou que na conversa com a presidenta Dilma eles concordaram que o objetivo na América do Sul não deve ser apenas a redução da pobreza, mas também da desigualdade, a consolidação democrática e o alcance de uma maior competitividade econômica. Ele ratificou o papel da Unasul em encontrar fórmulas concretas de combater as desigualdades de gêneros. "Somos uma região desigual. Há desigualdade de gênero, trabalhistas, e nossa tarefa será encontrar fórmulas concretas para reduzir essa desigualdade”, declarou em entrevista aos jornalistas após o fim do encontro.

Ernesto Samper relatou ainda ter debatido com Dilma projetos de infraestrutura que envolve mais de um país da região e que encontrou disposição do Brasil para desenvolvê-los. Para o secretário-geral, a Unasul deve deixar claro à população dos países sul-americanos que essa não é uma união apenas para discussão, mas também para ação. Ele disse ainda que o Brasil tem papel importante como um grande articulador do equilíbrio regional.

A próxima cúpula da Unasul ocorrerá em dezembro no Equador, quando será inaugurada sua sede. Na ocasião, o presidente José Mujica, do Uruguai, assumirá a presidência pró-tempore do organismo.

Cartas credenciais 

Após a reunião com o secretário-geral da Unasul, a presidenta Dilma recebeu as credencias de 32 embaixadores em uma cerimônia fechada, no Palácio do Planalto. A apresentação da credencial à presidenta é uma formalidade para oficializar a representação do embaixador. Com isso, eles começam oficialmente a atuar como embaixadores de seus países no Brasil.

O embaixador da Hungria, Norbert Konkoly, foi um dos credenciados na cerimônia. Para ele, o credenciamento é a continuação da relação harmoniosa existente entre os dois países. “Estou há um mês no Brasil e isso é uma grande honra para mim, poder entregar as minhas cartas credenciais à senhora presidenta em nome do presidente da Hungria. As relações entre a Hungria e o Brasil são excelentes, mas há margem de manobra para fazer mais. A Hungria passou a ser muito popular no Brasil com a oportunidade criada pelo programa Ciências sem Fronteiras, no qual a Hungria já recebeu 1.800 estudantes brasileiros”, afirma Nobert. (Foto: Presidenta Dilma Rousseff recebe carta credencial do embaixador da República de Cabo Verde, Domingos Dias Pereira Mascarenhas. Crédito da foto: Roberto Stuckert Filho/PR).

Os novos embaixadores credenciados representam Cuba, Turquia, Paraguai, Nigéria, Jordânia, Cabo Verde, Austrália, Japão, Tailândia, Etiópia, Armênia, Bulgária, Chile, Líbia, Colômbia, Mauritânia, Timor Leste, Estônia, Alemanha, Sérvia, Israel, Irlanda, Países Baixos, Chipre, Finlândia, Suécia, Dinamarca, Bangladesh, Índia, Hungria, Malásia e Mongólia.

Fonte: Agência Brasil
Matéria atualizada às 15h03 para acréscimo de informações do Blog do Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário