segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Movimentos sociais fazem ato pela Reforma Política na capital paulista


O Comitê Estadual do Plebiscito pela Constituinte, composto por mais de 300 entidades e movimentos sociais, convoca a população a participar de um ato em defesa da Reforma Política nesta terça-feira (03). A atividade que contará com a presença de autoridades políticas, artistas, intelectuais e sociedade civil organizada acontece no Masp, na capital paulista, com concentração a partir das 18h e ato político por volta das 19h. 


Comitê Estadual de São Paulo do Plebiscito pela Constituinte convoca ato em defesa da Reforma PolíticaComitê Estadual de São Paulo do Plebiscito pela Constituinte convoca ato em defesa da Reforma Política
De acordo com Fátima Sandalhel, integrante do Comitê Estadual do Plebiscito pela Constituinte, a resposta dos movimentos sociais às manifestações dos setores conservadores e reacionários realizadas nos últimos dias, que chegaram a pedir intervenção militar e impeachment da presidenta Dilma, é o debate. “Vamos propor o debate para politizar porque entendemos que a Reforma Política é uma necessidade”, disse. 

Para o secretário nacional de Políticas Sociais da CTB, Rogério Nunes, este momento é importante para os movimentos sociais ocuparem as ruas e defender os direitos eleitos pelo povo brasileiro nas urnas no último dia 26 de outubro. “Há setores reacionários que querem deslegitimar a escolha do povo, e é papel dos movimentos sociais justamente defender as conquistas populares”, esclarece. 

Segundo ele, a CTB vai participar da atividade por entender que a Reforma Política é importante para dar continuidade ao processo de vitorias populares conquistadas nos últimos doze anos. Sobre o setor bastante conservador que assume o Congresso em 2015, Rogério afirma que os movimentos sociais devem fortalecer ainda mais a pressão nas ruas para evita retrocessos. 

Um dos organizadores da atividade, Leôncio Junior, critica o discurso “anti-política”, propagado pela imprensa hegemônica e pelas redes sociais e destaca a iniciativa de os movimentos sociais tomarem as ruas para “demonstrar que só possível fazer as mudanças que o país necessita com participação popular”. 

Um dos pontos da Reforma Política destacados por Leôncio é o fim financiamento privado de campanha, ele acredita que este modelo prejudica a democracia por tornar os candidatos “reféns das grandes empreiteiras, bancos e outros setores econômicos”. 

Vale lembrar que durante a semana da pátria, de 1 a 7 de setembro, centenas de movimentos sociais foram às ruas conscientizar a população sobre a importância da Reforma Política e coletar assinaturas em defesa do plebiscito pela Constituinte, mais de sete milhões de pessoas votaram “Sim”.

Veja mais informações sobre o ato no evento oficial no Facebook

Mariana Serafini, da redação do Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário