quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Filósofo marxista Leandro Konder morre no Rio


Segundo a imprensa, Leandro Konder sofria de Mal de Parkinson há muitos anos e veio a falecer em casa nesta quarta-feria (12) aos 78 anos. O velório será no Cemitério Memorial do Carmo a partir das 15 horas desta quinta-feira (13), no Rio de Janeiro. Ele era professor do Departamento de Educação da PUC-RJ e do Departamento de História da UFF. Com vasta produção como conferencista, articulista de jornais, ensaísta e ficcionista. 


Filósofo marxista Leandro Konder morre no RioFilósofo marxista Leandro Konder morre no Rio
Konder foi autor de vários livros de diferentes áreas como filosofia e sociologia, além de ser um estudioso do marxismo no Brasil. Segundo a Boitempo, Leandro nasceu em 1936, em Petrópolis (RJ), filho de Valério Konder, médico sanitarista e líder comunista. Formado em Direito, Leandro exilou-se em 1972, após ser preso e torturado pelo regime militar, e morou na Alemanha e depois na França até seu regresso ao Brasil em 1978. 

Após o doutorado em Filosofia em 1987 no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Leandro foi eleito, em 2002, o Intelectual do Ano pelo Fórum do Rio de Janeiro, da UERJ. Um dos maiores estudiosos do marxismo no país, coordenou, em conjunto com Michael Löwy, a coleção Marxismo e literatura, da Boitempo.

Com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário