sábado, 15 de novembro de 2014

Debatedores pedem maior representação da sociedade na mídia


Autoridades e cidadãos pediram mais representação e participação da sociedade nos meios de comunicação pública. “É preciso que a sociedade enxergue nos veículos de comunicação pública não o governo, mas ela mesma, com todas as suas contradições”, afirmou o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Mario Borgneth.

Renata Mielli, criticou o fato de a TV Cultura transmitir o programa de jornalismo TV Folha, mantido por um grupo privado de mídia. 
 Ele defendeu um modelo com mais canais de participação da sociedade e com a utilização das novas tecnologias para essa colaboração do público.

O assunto foi discutido nesta sexta-feira (14) no Fórum de Comunicação Pública, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento é organizado pela Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão (FrenteCom).

Segundo Borgneth, a inovação deve estar presente nos veículos de comunicação pública, ainda mais do que nos veículos privados. Borgneth também pediu prioridade para a programação voltada para as crianças e a juventude nos veículos públicos, o que, segundo ele, não vem ocorrendo hoje. 

Além disso, defendeu o fortalecimento dos meios estatais de comunicação, para que os governos não façam uso dos veículos públicos, pertencentes à sociedade, para se comunicar.

Críticas dos cidadãos

Vários cidadãos se manifestaram, durante os debates, criticando a programação da TV Cultura, a falta de representação da sociedade no veículo e a interferência no governo do estado de São Paulo no canal público.

A diretora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Renata Mielli, disse que a programação dos meios públicos deve promover a diversidade e a defesa dos direitos humanos, fazendo o contraponto da programação dos meios privados - o que nem sempre acontece atualmente. 

Mielli criticou, por exemplo, o fato de a TV Cultura transmitir o programa de jornalismo TV Folha, mantido por um grupo privado de mídia.

“A sociedade precisa ser refletida na comunicação pública”, defendeu também a coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti. Ela pediu mais mecanismos de participação da sociedade nos veículos de comunicação pública, por meio de conselhos e promoção de mais debates.

Leia também:
Regulação da mídia precisa do envolvimento da sociedade, diz Miro

EBC defende criação de operador único para emissoras públicas 

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara
Agência Câmara
Renata Mielli, criticou o fato de a TV Cultura transmitir o programa de jornalismo TV Folha, mantido por um grupo privado de mídia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário