terça-feira, 11 de novembro de 2014

Cuba e Vietnã ratificam continuidade do socialismo


O Partido Comunista de Cuba (PCC) e o do Vietnã (PCV) retificaram nesta segunda-feira seu compromisso de prosseguir a construção do socialismo sob os princípios da igualdade, equidade e humanismo.


Durante um seminário teórico de ambos os partidos, que terminará na terça-feira (11), o vice-presidente cubano, Salvador Valdés, destacou os laços de fraternidade entre as duas nações.

O Vietnã e seus líderes são exemplos de resistência frente às forças imperiais, daí seus ensinamentos fazem parte de nosso arsenal ideológico, afirmou Valdés.

Os dois países, a despeito da distância geográfica, têm pontos em comum, por exemplo lutar contra desafios previstos e imprevistos e edificar uma sociedade justa, equitativa e humanista, assinalou o dirigente cubano.

Hoje, Cuba mantém uma ideologia baseada nas ideias do marxismo-leninismo e dos líderes da Revolução, Fidel e Raúl Castro, enfatizou.

A Ilha vive uma fase qualitatativamente superior na qual se trabalha no fortalecimento da militância e os valores éticos no seio do partido e da socieade, além do mais estreitar os vínculos entre o PC cubano e as massas, apontou Valdés.

Ele também agradeceu ao povo e ao governo do Vietnã pelo apoio dado a Cuba na luta para por um fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos há mais de 50 anos, como parte de seus planos de destruir a Revolução sem levar em consideração o direito internacional.

Também expressou gratidão pela postura de Hanoi de exigir a pronta libertação dos três antiterroristas cubanos presos nos cárceres estadunidenses desde 1998.

Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero junto a René González e Fernando González (conhecidos internacionalmente como os Cinco), foram presos pelas autoridades estadunidenses ao prevenir ações violentas que grupos terroristas planejavam desde território estadunidense.

Deles, só René e Fernando regressaram a Cuba, após completarem integralmente suas respectivas condenações, enquanto que os três restantes cumprem grandes penas, apesar da campanha internacional que pede a libertação e o pronto retorno deles.

Por sua vez, o membro do secretariado do Partido Comunista do Vietnã, Tran Quoc Vuong, destacou as relações bilaterais entre ambos os Estados.

Ele lembrou que o Vietnã, da mesma forma que Cuba, prossegue na construção do socialismo tendo como orientação as ideias do marxismo-leninismo, além de buscar novas vias de desenvolvimento alinhadas do centralismo.

O dirigente partidário também ressaltou a vigência do pensamento do líder Ho Chi Minh, para que nunca seja abandonada a luta pela independência, pelo desenvolvimento e pela paz.

O Vietnã exibe atualmente grandes conquistas com justiça e democracia, mas sem perder de vista as problemáticas que se colocam na vida prática.

Fonte: Prensa Latina
Evento sobre a amizade cubano-vietnamita

Nenhum comentário:

Postar um comentário