sexta-feira, 14 de novembro de 2014

China e Rússia assinam acordo sobre rota ocidental de gasoduto

China e Rússia assinaram nesta quinta-feira um acordo para a criação da rota ocidental do gasoduto entre ambos os países, pelo qual passarão anualmente 20 bilhões de metros cúbicos de gás durante três décadas.


O trato faz parte do convênio acertado em 9 de novembro entre a Corporação Nacional Chinesa do Petróleo (CNCP) e o gigante russo Gazprom e é considerado um novo passo da cooperação energética entre os dois países.


Em maio passado, CNCP e Gazpron tinham assinado também dois contratos de compra e venda de gás através da rota oriental do gasoduto.

A Corporação Chinesa do Petróleo, segundo comunicado divulgado em Pequim, também estabeleceu então um pacto de cooperação com a petroleira russa Rosneft sobre o projeto do campo de petróleo de Vankor.

Esse documento definiu os princípios e outros termos para que a companhia chinesa adquira parte das ações de Vankorneft, uma subsidiaria da Rosneft que produziu 22 milhões de toneladas de petróleo em 2013.

Outra informação divulgada pela CNCP assinala que as importações de gás de Myanmar atingiram três bilhões de metros cúbicos em 11 de novembro, por meio do gasoduto entre os dois países.

Fonte: Prensa Latina
campo de petróleo de Vankor, na Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário