sexta-feira, 24 de outubro de 2014

"Pepe Legal": José Mujica chega ao fim de seu mandato no Uruguai


José Mujica chegou ao poder no Uruguai em 2010 e marcou uma nova era de reformas liberais, como o casamento gay e a legalização da maconha. Uma matéria publicada pela revista The Economist, no ano passado, o atual presidente uruguaio conseguiu promover tantas mudanças por ser um líder "admirávelmente humilde". Às vésperas da eleição presidencial no país, fizemos um infográfico que recorda alguns feitos de Mujica.

Por Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho


Telesur
No próximo domingo (26), os uruguaios têm a dura tarefa de eleger um substituto para José Mujica, atual presidente do país.No próximo domingo (26), os uruguaios têm a dura tarefa de eleger um substituto para José Mujica, atual presidente do país.
São muitas as qualidades do mandatário ressaltadas por diversos meios de comunicação durante o seu mandato. Mujica, ou "Pepe" como é chamado intimamente, foi guerrilheiro tupamaro e passou 14 anos na prisão, onde foi torturado durante a ditadura. Apesar de ter ganho a simpatia de muitos, não esteve isento de críticas. Ele reconhece que não fez tudo o que gostaria de ter feito pelo seu país, em uma entrevista publicada pelo jornal uruguaio La República, ele afirmou que "ficaram muitíssimas coisas na caneta, queria ter feito mais, mas pelo menos tentei aportar uma imagem muito republicana, cultivar aquilo de que ninguém é mais do que ninguém e o presidente é igual a qualquer membro da sociedade".

Leia também:
Eleições no Uruguai: Quem substituirá José Mujica?

No próximo domingo (26), os uruguaios vão às urnas e, no ano que vem, um novo presidente irá comandar o país criado por Mujica. Veja abaixo alguns dos feitos do presidente progressista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário