segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Lula: Quando os tucanos governaram o Nordeste era tratado a pão e água



Em entrevista a Rádio Jornal, no programa de Geraldo Freire, de Recife (Pernambuco), nesta segunda-feira (20), o ex-presidente Lula enfatizou que os tucanos nunca olharam para o Norte e Nordeste do Brasil.


Ricardo Stuckert/Instituto Lula
"Queremos apenas que o Nordeste recupere tudo que perdeu no século XX”, enfatizou Lula"Queremos apenas que o Nordeste recupere tudo que perdeu no século XX”, enfatizou Lula
“Houve um tempo em que essa gente governou o Brasil e o Nordeste era tratado a pão e água. Tudo era pensado para a região mais desenvolvida do país e pouquíssimo para as regiões menos desenvolvidas”, pontuou Lula.

O ex-presidente lembrou que durante seu governo, quando reunia esforços para levar a Fiat e outras empresas para a região, “Aécio chegou a propor medida provisória” no Congresso para impedir a ida da empresa. “Esse tipo de gente que nunca contribuiu para o desenvolvimento do Norte e Nordeste sempre achou que essas regiões deveriam aparecer na imprensa como campeãs da seca, campeãs do analfabetismo, do desemprego. Nós resolvemos mudar isso”, afirmou.

Lula destacou que, assim como ele, a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, tem compromisso com o desenvolvimento regional. “Não queremos tirar nada de nenhum estado brasileiro, mas queremos apenas que o Nordeste recupere tudo que perdeu no século XX”, ressaltou. E completa: “É por isso que eu tenho a certeza que a companheira Dilma jamais vai negar algum recurso para as regiões Nordeste e Norte desse País”. 

O ex-presidente frisou que a importância das conquistas dos últimos 12 anos e como tem mudado a vida do povo nordestino. “A coisa que mais me dá orgulho é levar universidades no Nordeste. Pra gente colocar os nordestinos nas páginas dos jornais como sinônimo de desenvolvimento. O povo nordestino não deve nada para mim, nem para a Dilma. Nós é que devemos a eles”.

Governamos para o povo

Na entrevista, Lula foi questionado sobre como ficará a relação com governador eleito Paulo Câmara (PSB), caso a presidenta vença o segundo turno. Isso por conta do apoio de Câmara ao Aécio neste segundo turno. “Nós demos uma demonstração de uma forma republicana de governar. Se o governador tem uma boa relação, melhor, mas se não tem a gente não rejeita. A gente governa é para o povo não para os governos”, disse ele resgatando como Miguel Arraes era tratado por Fernando Henrique no governo federal e como foi o governo da Jarbas Vasconcelos durante o seu governo.

Dilma faz aeroporto para o povo. Aécio para o tio

Sobre as promessas do candidato tucano Aécio Neves (PSDB), Lula destacou: “Acabei de ouvir falar de uma tal de ‘farmácia do trabalhador’. É engraçado que depois de 12 anos governando Minas não exista nenhuma lá. Nem a Farmácia Popular ou o Aqui Tem Farmácia, programas do governo federal, não foram estimuladas por ele”.

Lula argumentou que enquanto Aécio promete o que ele não fez em Minas Gerais, quando governou, Dilma mostra o que já fez e propõe avançar. “Dilma tem que propor coisas para o futuro a partir do que ela fez hoje, ontem, antes de ontem. E o Nordeste é testemunha”, enfatizou Lula, citando as reformas nos aeroportos de todo o Brasil. “O aeroporto de Recife foi remodelado para o povo. O aeroporto de Brasília foi mudado para o povo. O de São Paulo para readequando para o povo. Do Rio de Janeiro a mesma coisa. O único que Aécio fez foi para o tio”.

A reeleição também foi abordada na entrevista. “Eu era contra, mas descobri que um mandato de quatro anos não permite que o presidente faça nenhuma obra reestruturante. E uma reeleição permite que comece uma obra e termine... Tenho consciência de que meu segundo mandato foi muito melhor do que o primeiro”, destacou ele, lembrando que foram os tucanos que aprovaram a reeleição. 

Lula finalizou a entrevista dizendo: “O problema dos tucanos é que eles têm voo curto e não conseguem sair do Centro-Sul e Sudeste. Não sabem governar para o Nordeste. Não tem voo. Só tem pico. São predadores”.

Fonte: Rádio Jornal de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário