domingo, 21 de setembro de 2014

Marina Silva: “Não sou criacionista, mas…”

 

darwin-
“Não sou criacionista, mas acredito que Deus criou todas as coisas, inclusive a grande contribuição que foi dada por Darwin” (Marina Silva)
O que é ser conservador? Como tudo, a questão conhece evolução ao longo do tempo e das circunstâncias.
Hoje, sem medo de errar, a ideia do criacionismo é uma baliza contemporânea para caracterizar o conservadorismo. Reparem que isso nada tem a ver – só em aparência enganosa – com fé religiosa ou em Deus. Aliás, nem o Vaticano prega o criacionismo.
Outra, claramente estabelecida pelos poderes assimétricos globais, foi a pregação anti-Estado nacional à guisa da onda da “globalização”.  Entraram aí as ondas privatizantes e a canibalização do Estado, substituído em muitas funções por ONGs, muitas delas nada neutras em seu alinhamento internacional, mormente quanto à questão ambiental regiamente financiada por interesses forâneos.
Outra ainda tem sido a ideia de meritocracia desligada da luta orgânica de classes e segmentos sociais por um projeto nacional, por soberania, democracia, direitos sociais ou mesmo o socialismo. A pregação meritocrática se liga diretamente à pregação contra a política, antipolítica ou anti-partidos políticos. São visões ingênuas apenas na aparência, que não tem em conta a experiência histórica, mas profundamente conservadoras e perigosas.
A lista caracterizadora de conservadorismo seria mais extensa. Pego essas três marcantes e atuais porque, em cada uma delas, se vê o ideário dominante do norte-americano. Lamentavelmente, também os de Marina Silva. Como os tempos estão muito exigentes e críticos, faz gosto ver o esforço transformista com que ela reveste cada uma de suas pregações. A última a que pude ver está nesse filmete, esquisito, onde afirma: “Não sou criacionista, mas acredito que Deus criou todas as coisas, inclusive a grande contribuição que foi dada por Darwin” (https://www.youtube.com/watch?v=kLDB71h7Gyg&feature=youtu.be&list=UU9u4BPDW23XQdC_Aiil1jyw

Nenhum comentário:

Postar um comentário