quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Foro de São Paulo debate os caminhos para a paz na América Latina

 


A jornalista do Portal Vermelho, Thea Rodrigues, entrevistou nesta quinta-feira (28), com exclusividade a presidenta do Conselho Mundial da Paz (CMP), Socorro Gomes, que participou dos debates da oficina temática Continente de Paz realizada durante o 20º Encontro do Foro de São Paulo, em La Paz, na Bolívia.

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho


Thea Rodrigues
  


“Nesta mesa nós consideramos de fundamental importância a continuidade da paz que é um dos maiores desafios e já é um compromisso político até declarado pelo presidente de Cuba na Celac”, disse Socorro. “A integração dos povos latino-americanos e caribenhos surge para resistir contra as agressões constantes em nossas vidas do imperialismo norte-americano, basta lembrar-se da Alca, da tentativa de golpe na Venezuela, o bloqueio em Cuba e tantas outras agressões”, completou.

“Atualmente temos consolidado governos progressistas que cuidam da justiça social de seus respectivos países como nas questões do analfabetismo, no combate a miséria, às desigualdades, na educação, na saúde, ou seja, a atenção a esses temas é infinitamente maior do que quando assumiram”, contou a presidenta do CMP.

“Na contra mão da União Europeia que assalta os recursos e a economia dos países menos desenvolvidos, como por exemplo, o caos que vive a Grécia, nós queremos para a América Latina uma integração que seja solidária, que busque romper com as assimetrias entre os países e que de força a cada nação no sentido de avançar no âmbito social com justiça e democracia e isso foi amplamente discutido durante as atividades do Foro”, explicou Socorro.

“Outro grande desafio é acabar com as 70 bases militares norte americanas em nosso continente nos cercando e nos ameaçando, isso é terrorismo por parte dos Estados Unidos”, indagou Gomes. “Nós avançamos até aqui e vamos avançar cada vez mais respeitando as diferenças de cada país e somente com a unidade dos povos vamos conseguir de fato uma região de paz”, concluiu.

Ouça a entrevista na íntegra na Rádio Vermelho:

 OUVIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário