sábado, 30 de agosto de 2014

China anuncia cortes salariais para gerentes de empresas estatais

 



A China anunciou cortes salariais para os principais diretores das empresas estatais, a quem também se controlarão suas despesas e outras mordomias. O tema foi debatido e aprovado durante uma reunião nesta sexta-feira (30) do Bureau Político do Partido Comunista da China (PCCh) dirigida por seu secretário geral, o presidente Xi Jinping, de acordo com as versões oficiais publicadas na imprensa.



Reprodução
Xi Jinping, ao centro, presidente da China.Xi Jinping, ao centro, presidente da China.
Este departamento do PCCh decidiu estabelecer um teto salarial dos executivos das empresas estatais, assim como a quantidade destinada as despesas das empresas, entre outros.

Também esta previsto impor restrições no uso de veículos oficiais e escritórios, despesas em treinamento, recepções, viagens de negócios dentro do país e ao estrangeiro, e em comunicações.



As versões divulgadas na imprensa nacional precisam que se proíbe estritamente a utilização de fundos públicos para propósitos pessoais e pretende-se deter o mau uso dos mesmos em adesões de clubes, bem como em centros de saúde e de entretenimento.

Em declarações ao diário China Daily, o pesquisador da Academia de Ciências Sociais, Luo Zhongwei, afirmou que estas medidas dão resposta a preocupações populares devido aos excessivamente altos salários dos executivos das empresas do Estado chinês.

Ainda que não se conhece oficialmente o montante dos cortes, informações publicadas na imprensa local disseram que estes poderiam chegar até 70% e que o salário anual de um executivo da estatal não poderia superar os 600 mil yuans, equivalente a aproximadamente U$ 97 mil.

O pesquisador comentou que esta medida é uma aproximação de "a todos por igual", e disse que nas empresas estatais sujeitas à concorrência do mercado o salário de seus diretores deveria depender de sua atuação.

“Para os servidores públicos, com cargos de muita importância, das companhias dedicadas ao bem-estar público, lhes deveria ser aplicado o modelo salarial dos empregados públicos”, opinou.

Por sua vez, o diário “Business News” de Shanghai comentou que os principais bancos poderiam ser os primeiros que sofreriam com estas novas medidas.

Fonte: Prensa Latina


Nenhum comentário:

Postar um comentário