sábado, 12 de abril de 2014

Jandira Feghali é ameaçada de morte

 


Por Rodrigo Rodrigues, no blogTerra Magazine:

Autora dos projetos de lei que anulam os mandatos dos presidentes do regime militar e revisa a lei da Anistia para torturadores do serviço público, há cerca de um mês a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) vem recebendo sistemáticas ameaças de morte e estupro pela internet.As ameaças tornaram-se mais frequentes depois que a deputada apresentou na Procuradoria Geral da República (PGR) uma representação para que o governo federal não invista dinheiro de propaganda estatal no canal SBT, em virtude da defesa que a apresentadora Rachel Sheherazade fez da violência contra infratores. 

Até agora foram contabilizadas cerca de vinte e-mails anônimos de ameaças recebidos através da página da parlamentar no Facebook e no e-mail pessoal dela. A pá de cal veio, contudo, nesta quinta-feira (10), quando um homem montado numa motocicleta fotografou a casa da deputada no Rio de Janeiro em plena luz do dia. 

Temendo pela própria segurança, Jandira Feghali acionou a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MP), solicitando investigação desses casos e punição dos responsáveis. 

“Essas ameaças não me calam. Pelo contrário, reafirmam ainda mais as minhas convicções em defesa da liberdade e da defesa dos Direitos Humanos”, diz a parlamentar. “Ameaçar também é crime. Se essas pessoas têm a coragem de partir para esse vale tudo, terão agora que ter a coragem de enfrentar a Justiça e as leis”, completa. 

O inquérito da PF para investigar as ameaças contra a deputada foi aberto de imediato, segundo a polícia, e o primeiro procedimento deve ser a descoberta da origem dos IPs (endereços de onde partiram as mensagens de ameaça). 

Para Jandira Feghali, essas mensagens são oriundas de um “grupo menor de reacionários”, que, segundo ela, “perdeu o debate público em defesa dos horrores da Ditadura”: 

“Ninguém pode se esconder atrás do anonimato para praticar crimes. Não me surpreendo com essas ameaças porque esse mesmo grupo defende os agentes da repressão, a tortura, a morte de gente inocente e a execução de pessoas cujo crime foi apenas discordar da posição política do Estado”, afirma. 

Sobre a representação na PGR contra a apresentadora do SBT que fora afastada na bancada do “SBT Brasil” por conta das opiniões polêmicas, a deputada comunista diz que não é a favor da censura e nem do afastamento da jornalista da emissora.

“Não pedi que ela fosse afastada e nem sou a favor da censura. O que não pode é o Estado financiar um programa que defende abertamente a violência e o enfrentamento, colocando diversas vidas em risco. Uma emissora de TV é concessão pública. Não se pode usar esse espaço para transformar o País numa barbárie”, comenta a deputada do PCdoB. 

Questionada sobre se as ameaças de morte deixaram a família dela apreensiva e podem fazê-la desistir do trabalho na Câmara dos Deputados em Brasília, Jandira Feghali é incisiva: 

“Ameaça é o último recurso daqueles que não aceitam a derrota pelo debate legítimo. Não me calarei porque isso só incentiva mais para que eu continue no caminho da defesa das minorias. Minha família se preocupa, mas sabe que só o enfrentamento e a denúncia pública trazem mudanças nessa mentalidade onde a violência é a moeda de debate”, argumenta a deputada. 

Essa não é a primeira vez que um parlamentar do PCdoB recebe ameaças pela internet. No mês passado, a deputada Manuela Dávila (PCdoB-RS) e Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) também acionaram o MP para que mensagens ameaçadoras fosse investigadas. Os casos ainda estão sob investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário