quarta-feira, 5 de setembro de 2012



Trabalhadores em educação paralisarão as atividades nesta quarta-feira (5) PDF Imprimir E-mail

              
Escrito por Anna Maria Salustiano   

Trabalhadores em educação da rede estadual cruzarão os braços nesta quarta-feira (5). Aproximadamente 900 mil estudantes ficarão sem aulas. O SINTEPE vai coordenar um ato em frente ao Centro de Convenções, a partir das 8h.
A paralisação acontece para cobrar entre outros pontos, 10% do PIB para educação, carreira docente, jornada de trabalho, manutenção da Lei do Piso Salarial e Plano Nacional de Educação (PNE).
Na ocasião, serão distribuídos panfletos e os profissionais em educação utilizarão o microfone para esclarecer a população, o motivo da paralisação. A atividade faz parte da VI Marcha Nacional em Defesa da Educação Pública, que acontece em Brasília e conta com a participação de 120 pernambucanos.
Marcha Nacional - Este ano, a Marcha recebe como tema: Independência é educação de qualidade. São esperados cerca de 5 mil trabalhadores em educação de todo o país, representando os 43 sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Cinco pontos serão reivindicados na Marcha, 10% do PIB para educação, carreira docente, jornada de trabalho, manutenção da Lei do Piso Salarial e Plano Nacional de Educação (PNE).
Em Pernambuco, por exemplo, 45,4% da população com idade de 15 anos ou mais, ou seja 2.947.000 de pernambucanos encontra-se em situação de analfabetismo ou de analfabetismo funcional. Estima-se que 147.866 crianças e jovens, na faixa etária dos 10 aos 17 anos, envolvidos no trabalho infantil, quando deveriam estar na escola. Enquanto os cidadãos com 25 anos ou mais de idade, possui uma média de apenas 6,2 anos de estudo.
Com relação aos Professores de nível superior, o Estado de Pernambuco paga o pior salário do país e investe apenas, R$ 179,75 por mês, para cada aluno da educação básica. "Diante dessa realidade não há como ficarmos de fora da Marcha Nacional, que, além de outros pontos, luta pela dignidade do trabalhador em educação", pontuou o presidente do Sintepe e secretário educacional da CNTE Heleno Araújo. A Marcha foi convocada pela CNTE e apoiada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Os participantes farão o percurso de 3 km, da Torre de TV até a Esplanada dos Ministérios. Após a Marcha, será feita uma vigília na Praça dos Três Poderes a partir das 18h.
Programação:
• Concentração das 6h às 8h30 na Torre de Televisão, no Eixo Monumental.
• Início da Marcha às 9h até o Congresso Nacional, com previsão de encerramento às 14h30.
• Vigília das 18h até às 3h da manhã do dia 06/09/2012 na Praça dos Três Poderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário