segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PROFESSORA LUTA PARA DIVULGAR A CULTURA INDÍGENA.


Bom Dia.

 Meu nome é Marize Oliveira, sou professora de História e descendo do povo guarani. Desde 20 de outubro de 2006, ocupamos o prédio do Antigo Museu do Índio, na rua Mata Machado, em freante ao Maracanã com um propósito: construir ali um instituto de promoção e difusão da cultura indígena.
 Assim, começamos a fazer vários debates em escolas, universidades, eventos culturais.
 Sabe por que isto é importante? Porque estas ações garantem um novo olhar para os grupos indígenas que resistem a mais de 500 anos neste país e ao conseguirem demarcar seus territórios, garantem também que uma parte da biodiversidade seja salvaguardada, contra os interesses de lucro a qualquer custo de madeireiros, latifundiários, criadores de gado e todos estes produtores que pensam que ganhar dinheiro é a única coisa que importa.
 Portanto, você já percebeu a importância de garantirmos este instituto em um estado que sabe muito pouco das culturas indígenas né? O problema é que o governador Sérgio Cabral quer destruir este prédio de mais de cem anos para construir uma praça, já que ele fica em frente ao Maracanã. Você concorda?
 Se não concorda, por favor, copie o link abaixo e cole em seu navegador, é uma petição que foi construída junto a AVAAZ e será entregue ao governador Sérgio Cabral.
 O problemas é que estamos com apenas 1823 assinaturas e precisamos de muito mais. Nossa meta é chegar a 100 mil. Por favor assine e compartilhe com seus contatos
 Sua participação é muito importante, com ela, poderemos chegar lá.
 Obrigada,

 Marize Oliveira. (Movimento Tamoio dos Povos Originários, Aldeia Maracanã)

Por que isto é importante?

O Antigo Museu do Índio está com os dias contados. O prédio arquitetônico de 147 anos, onde foi criado por Darcy Ribeiro o SPI, que hoje é a FUNAI e também fundado por ele e o Marechal Rondon o primeiro museu indígena da América do Sul. O Governo Federal junto ao Governo Estadual pretendem demolir o prédio para futuros projetos. Além disso o prédio representa todos os povos indígenas que ocupam diariamente o espaço a mais de 6 anos divulgando a sua cultura e querem desta forma tornar o espaço um centro cultural indígena. Nós, Povos Indígenas do Centro Cultural sonhamos com esse espaço preservando a memória de nossos ancestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário