quarta-feira, 19 de setembro de 2012

No dia da eleição, TRE-PE prevê que 90% das urnas sejam apuradas até às 22h


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou na tarde desta quarta-feira (19) uma coletiva de imprensa, no Recife, para esclarecer os procedimentos a serem seguidos pelos eleitores nas eleições municipais deste ano. A expectativa é de que até às 22h do dia 7 de outubro, quando acontece o 1º turno das eleições, 90% dos votos já tenham sido apurados em Pernambuco. Às 18h, sairá a primeira parcial da totalização.
No dia da votação, o eleitor deverá comparecer à sua seção eleitoral portando um documento oficial com foto, que pode ser o RG, carteira de habilitação, de trabalho, passaporte, certificado de reservista ou carteira profissional reconhecida por lei. Não serão aceitas cópias desses documentos (mesmo com apresentação de boletim de ocorrência policial), CPF, carteira de estudante, certidão de nascimento ou de casamento.
Para esclarecer mais dúvidas, o TRE-PE também reforçou o atendimento pelo 4009-9400, canal do Disque-Eleitor. No primeiro turno das eleições, esse número funciona das 8h às 17h.
Na cabine de votação, o eleitor vai poder levar uma “cola” com os números dos candidatos em que deseja votar. No caso de deficientes ou pessoas com mobilidade reduzida, será permitida a presença de alguém de confiança do eleitor, que não pode ser servidor da Justiça Eleitoral nem membro de um partido, e a sua presença deverá ser registrada em ata. Os deficientes visuais terão auxílio do alfabeto em braile nas teclas das urnas ou usar o sistema de áudio, disponível apenas em algumas máquinas.
Não será permitido que o eleitor compareça à urna portando telefone celular, câmera fotográfica ou qualquer outro instrumento que comprometa o sigilo do seu voto. Da mesma forma, durante a votação, será permitido que o eleitor converse apenas com o mesário sobre esquecimento dos números dos candidatos ou vontade de suspender a operação. As informações são do NE-10.
fonte: blog do Carlos Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário