sábado, 1 de setembro de 2012

GOVERNO INICIA DISTRIBUIÇÃO DE CAIXAS D´ÁGUA NO SERTÃO DO PAJEÚ

As famílias da zona rural pernambucana vítimas da estiagem prolongada e que não possuem cisternas para o armazenamento da água fornecida pelos carros-pipa começaram a receber, a partir de ontem (30/08), as primeiras unidades das 20 mil caixas d’água a serem distribuídas no estado. A ação foi deflagrada no município de Serra Talhada, que receberá 658 reservatórios dentro dos próximos dias.

“Agora vou deixar de lado os potes, baldes e bacias para esperar a passagem do carro-pipa e ter água de boa qualidade em casa. Só quem sabe o valor de uma caixa d’água como essa é quem vive no meio do mato”, comemorou Joana Medeiros. Ela é uma das 12 donas de casa do assentamento Mandacaru contempladas com reservatórios de 1000 litros, na manhã de ontem (31), entregues pelas mãos do secretário de Agricultura e Reforma Agrária e coordenador do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido, Ranilson Ramos.

O comitê, criado pelos governos estadual e federal para coordenar as ações de convivência com o Semiárido, vai distribuir, no total, 20 mil caixas d’água. A entrega está sendo realizada por agentes da Defesa Civil e técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), seguindo critérios que priorizam as famílias que residem em áreas mais remotas, que não possuem cisterna e que tenham crianças de 0 a 6 anos ou idosos. O cadastramento das famílias a serem beneficiadas está sendo feito pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável.

“Essa ação vai melhorar a qualidade da água armazenada e evitar riscos à saúde da população. Em razão disso, vamos levar como sugestão para o comitê a ampliação do número de municípios a serem contemplados”, afirmou Ranilson. Na ocasião, o secretário destacou a responsabilidade das donas de casa, ressaltando que a água desses reservatórios deve ser usada, especificamente, para o consumo humano. “Por isso, oriento todas as donas de casa que administrem o uso dessa água tão somente para consumo domestico, não aceitando que os homens utilizem para outros fins, como a lavarem motos e animais", frisou.

O secretário assegurou que o IPA realizará o reabastecimento das caixas d'água a cada dez dias, criando rotas específicas para as comunidades beneficiadas. Ainda no assentamento Mandacaru, Ranilson Ramos anunciou a entrega de filtros de barro para o tratamento da água, beneficiando 172 mil famílias e autorizou a limpeza do açude dos Olavos. “Em breve, iremos encaminhar técnicos do IPA para iniciarem aos trabalhos de recuperação de poços amazonas e tubulares”.

A aquisição dos reservatórios foi feita pela Secretaria da Casa Militar, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). O investimento foi de R$ 3.160.000,00 que serão pagos com recursos do Ministério da Integração.

Postado por Júnior Finfa em 1-9-2012 as 6:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário